FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

USP realiza 22ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia nesta semana, nos dias 20 e 21 de março, no Inova USP

No dia 19 de março, a 22ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) abriu as portas da Universidade de São Paulo para que estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todo o Brasil apresentem seus projetos científicos e tecnológicos. Seu principal objetivo é estimular a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.

A cerimônia de abertura ocorreu no dia 19 de março, e contou com a presença das seguintes autoridades: vice-diretor da Poli, professor Silvio Ikuyo Nabeta; Capitão de Mar-e-Guerra (engenheiro naval), Fernando Emanuel Cavalcante Benites, Diretor do Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo; professor Olival Freire Júnior, que  representou o presidente do CNPq, professor Ricardo Galvão; Sr. Welington Rezende, diretor administrativo do Conselho Regional de Técnicos Industriais do Estado de São Paulo; Sr. Rodrigo Diullas Sperandio, gerente regional de comunicação e marcas da Petrobrás; Sr. Gerry Kaufman, adido para Assuntos de Educação e Cultura, Consulado Geral dos EUA em São Paulo; professor Paulo Eduardo Artaxo, vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Sra. Juana Nunes, diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. 

Dividida em áreas temáticas como biológicas, agrárias, exatas, humanas, saúde, engenharia e sociais, a edição da Feira em 2024 traz projetos como nano satélite para monitoramento de queimadas no Amazonas; sistema solar para purificação de água; prótese com impulso neural; papel feito de bagaço de cana-de-açúcar; larvicida natural contra o Aedes Aegypti; robô para reconhecimento e localização de vítimas de afogamento; e lenha ecológica feita de borra de café e da casca do caroço de manga. Esses são alguns dos 226 projetos finalistas da edição, que conta com 498 estudantes. 

Para além da apresentação de projetos e troca de ideias, a Feira cria um ambiente de conexões e troca de experiências. “Aproveitem a Feira para conhecer pessoas, apresentem o projeto de vocês com muita energia e brilho nos olhos, mas conheçam os avaliadores, vizinhos de estande. O mais importante da FEBRACE é essa comunidade que a gente vem construindo há 22 anos: são professores, gestores, estudantes que se ajudam e abrem portas uns pros outros”, destacou a professora Roseli de Deus em sua fala na cerimônia de abertura. 

Na sexta-feira, após as apresentações da semana e avaliações, ocorrerá a premiação de projetos e a cerimônia de encerramento. “O importante não é se o que você [estudante] apresenta aqui vai ganhar uma medalha ou não, é a semente que fica no encantamento do jovem que está aqui com a ciência”, pontuou o professor Olival Freire Júnior, diretor científico do CNPq.

A feira é realizada no Inova USP no campus da capital. Mais informações no site oficial da FEBRACE.

Confira as fotos no link.

A FEBRACE é promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e organizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico – LSI-TEC, uma associação sem fins lucrativos. Sua equipe é formada por profissionais e estagiários de engenharia, física, ciência da computação, jornalismo, relações públicas, publicidade, letras, design e audiovisual.

Também fazem parte desse grupo professores avaliadores da USP e de universidades parceiras, estudantes universitários voluntários, e funcionários do serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da USP.

Print Friendly, PDF & Email