Com informações do Jornal da USP –

Vahan Agopyan, ex-reitor da USP, ex-diretor e professor aposentado da Escola Politécnica (Poli) da USP e atual secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, recebeu o título de Professor Emérito da USP em cerimônia no Anfiteatro Camargo Guarnieri no último dia 30 de junho de 2025.
Reinaldo Giudici, diretor da Escola Politécnica (Poli), fez a saudação ao homenageado, destacando sua trajetória na Poli – onde se graduou como engenheiro, em 1974, e depois se tornou pesquisador, docente e diretor – e ressaltando sua atuação em momentos de grande dificuldade para a Universidade, como a crise financeira de 2014, a defesa da autonomia universitária na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e a pandemia da covid-19.
“Vahan Agopyan é um professor, pesquisador, gestor público que inspirou e inspira gerações. Ele teve uma atuação destacada na Universidade de São Paulo, mas sempre mantendo o vínculo com seus alunos, formando gerações de engenheiros e engenheiras compromissados com a ética, com as questões sociais e ambientais. Seu amor pela Universidade e seu conjunto de realizações relevantes o colocam no patamar dos grandes nomes que passaram pela USP”, afirmou Giudici.
O título de Professor Emérito é concedido a professores aposentados que se distinguiram por atividades didáticas e de pesquisa ou que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso da Universidade. Desde a fundação da USP, em 1934, foram outorgados 22 títulos a docentes da instituição.
O atual reitor, Carlos Gilberto Carlotti Junior, ressaltou a preocupação de Agopyan com a necessidade de aproximar cada vez mais a Universidade da sociedade. “Nesses anos todos de convívio com o professor Vahan, eu aprendi que uma universidade só tem sentido se ela for o vetor do desenvolvimento social do povo brasileiro. Ele passou essa preocupação para mim e eu trouxe isso para a minha gestão”, afirmou.
Carlotti também fez questão de salientar o caráter visionário da pesquisa desenvolvida pelo homenageado. “Desde o início de sua carreira, Agopyan se preocupou com a questão da sustentabilidade das construções. Seu laboratório no Departamento de Engenharia de Construção Civil da Poli foi reconhecidamente inovador e mostra a importância de se pesquisar, hoje, aquilo que representará um grande impacto para as gerações futuras”, lembrou o reitor.
O evento foi prestigiado por muitos representantes do Governo do Estado de São Paulo, dirigentes de universidades e instituições de pesquisa, consulados, além de docentes, servidores, amigos e familiares.
Confira a matéria completa no Jornal da USP.
Repercussão:
Confira a matéria da Agência FAPESP.