Na última segunda-feira, 20 de junho de 2022, foi iniciado o primeiro oferecimento do Programa de Capacitação Tecnológica em Engenharia e Desenvolvimento de Software (CTDES), uma parceria entre a Escola Politécnica (Poli) da USP, a Samsung e o SiDi.  O processo seletivo superou as expectativas e foram recebidas 2748 inscrições, dentre os quais 1916 estavam aptos e realizaram uma prova, a qual envolvia uma parte prática de programação. Apenas 35 pessoas foram selecionadas para seguir as atividades do curso, cuja duração total é de 123 horas, com aulas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h. Este primeiro oferecimento será totalmente remoto.

O coordenador e vice-coordenador do convênio, respectivamente professor Jaime Simão Sichman e professor Fabio Levy Siqueira, escolheram uma sequência de temas, a serem ministrados por professores da USP, da UNB e por profissionais de mercado, que irão fornecer aos alunos a oportunidade de tomar contato direto com as tecnologias e conceitos mais utilizados no mercado para produção de software, como, por exemplo, Orientação a Objetos, Cloud Computing, Métodos ágeis e Programação Segura, entre outros. “Temos certeza que todos os alunos  irão gostar bastante do curso, que lhe abrirão as portas para uma inserção mais fácil neste mercado de trabalho, quando se formarem”, afirma Jaime Sichman. Prevê-se um segundo oferecimento para o segundo semestre, desta vez com aulas presenciais.