Entre os dias 25 e 26 de novembro de 2021, aconteceu o 12º Encontro de Consórcios Intermunicipais de Minas Gerais, realizado na Universidade Vale do Rio Doce (Univale). O evento reuniu representantes de diversas cidades, e a parceria de várias entidades, enquanto discutiam políticas públicas como ferramentas de gestão e fortalecimento regional.

Autoridades e cientistas na área de Saúde marcaram presença, dentre elas, o professor Raul Gonzalez Lima, professor titular da Escola Politécnica (Poli) da USP. “Estou aqui para falar deste projeto importante, que tem sido útil neste momento difícil devido à pandemia”, diz Lima sobre o Projeto INSPIRE, uma iniciativa da Poli em parceria com a Marinha do Brasil, que produz respiradores com baixo custo. Projetados e desenvolvidos por pesquisadores da Universidade, os respiradores visam suprir a alta demanda hospitalar causada pela pandemia da covid-19.

O professor recebeu, em nome do Projeto INSPIRE, uma homenagem do órgão organizador do evento, o Colegiado de Secretarias Executivas dos Consórcios Intermunicipais de Minas Gerais, Agência de Políticas Públicas – COSECS-MG/APP. “Em reconhecimento a abdicação, doação, engajamento e INSPIRAÇÃO constante pela inovação, buscando sempre levar alento e esperança àqueles que necessitam, salvando vidas, empenhando forças na busca diária por um futuro mais justo, humano, fraterno e inclusivo a todos”. No encerramento do 12º Encontro, foram entregues cerca de 80 respiradores do projeto INSPIRE aos municípios que integram os consórcios intermunicipais.

Leia a matéria na íntegra.