O Tanque de Provas Numérico envolveu-se com o projeto graças à iniciativa da Vale de empregar equipes de apoio para seus projetos em desenvolvimento e desenvolveu um convênio com a Poli para aprimorar essa tecnologia [Foto: Marcos Santos/USP Imagens]

Projeto do primeiro navio de grande porte para transportes de minério de ferro, utilizando velas rotativas da Vale, recebeu  prêmio em evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 – COP26. O projeto conta com a participação da Escola Politécnica (Poli) da USP e o navio é uma das embarcações analisadas pelo Tanque de Provas Numérico (TPN).

“Esse projeto representa um grande avanço”, contou ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição Claudio Müller, responsável pelo projeto e professor da Escola Politécnica (Poli) da USP. O projeto diferencia projetos na área de Engenharia Mecânica, pois é um dos únicos a focar na construção da embarcação. O TPN envolveu-se com o projeto graças à iniciativa da Vale de empregar equipes de apoio para seus projetos em desenvolvimento e desenvolveu um convênio com a Poli para aprimorar essa tecnologia.