FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Capa da Revista Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, em volume contendo o artigo do professor Fernando José Gomes Landgraf [Imagem: Divulgação]
O professor Fernando José Gomes Landgraf, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PMT) da Escola Politécnica (Poli) da USP, publicou, em dezembro de 2021, o artigo “Os canhões de Ipanema: tecnologia, indústria, logística e política em 1840”, na revista Eletrônica Anais do Museu Paulista.

O artigo é um dos resultados da linha de pesquisa sobre Arqueometalurgia, no PMT-Poli, e apresenta informações de documentos inéditos de 1840, com as descrições da fabricação de três canhões. Esse fato técnico mereceu ser rememorado, pelo ineditismo, pelos desafios metalúrgicos que superou e pelos registros sobre a Fábrica de Ferro de Ipanema, realizados pelo major João Bloem, o então diretor.

Naquele momento, a expansão da indústria paulista do açúcar coincide com o investimento na fábrica, durante a regência Feijó, para suprir a demanda por máquinas e componentes em ferro fundido utilizados na moagem da cana por centenas de engenhos paulistas e mineiros.

Acesse o artigo na íntegra.

Print Friendly, PDF & Email