Juliana Siqueira-Gay [Foto: ResearchGate]
A Associação Internacional de Avaliação de Impacto (IAIA) escolheu a engenheira ambiental e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral da Escola Politécnica (Poli) da USP, Juliana Siqueira-Gay, para receber o Prêmio IAIA Juventude de 2022, voltado para o reconhecimento de conquistas notáveis na área da avaliação de impacto ambiental por membros da associação com menos de 35 anos.

Durante seu doutorado, Siqueira-Gay gerou a tese Do uso intensivo às paisagens fragmentadas: perspectivas sobre impactos cumulativos da mineração nas florestas da Amazônia brasileira, em que estudou como a extração mineral em território amazônico vêm causando problemas como o aumento do desmatamento, alterações na saúde e bem-estar de comunidades indígenas que habitam as proximidades das regiões afetadas, na qualidade de água e perde de ecossistemas aquáticos.

Um dos aspectos notáveis registrados no trabalho e citado pela IAIA como motivos para premiação foi a análise do impacto da mudança de legislação que aconteceu em 2020, quando o presidente Jair Bolsonaro aprovou uma lei permitindo a mineração em terras indígenas anteriormente protegidas.

A cerimônia de entrega do Prêmio IAIA Juventude 2022 será realizada entre os dias 4 e 7 de maio, em Vancouver, no Canadá.

Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.