Modelo de placa fotovoltaica móvel baseada em girassóis, o Energyrassol, foi um dos projetos finalistas na 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida pela Escola Politécnica (Poli) da USP em março de 2022. O Energyrassol foi criado por três alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Bento Quirino, de Campinas, João Pedro Moretti, Júlio Cézar Mota e Matheus Ribas.

O projeto foi inspirado pela problemática da eficiência das placas fotovoltaicas ficar limitada às variações luminosas durante o dia. Para solucionar isso, os estudantes se basearam em conceitos da biomimética, processo científico que busca inspiração em elementos da natureza.

“Participar desse projeto foi transformador, pudemos nos desenvolver como pesquisadores, tivemos a oportunidade de trabalhar com uma equipe maravilhosa, que se ajuda em tudo, e acabamos ficando ainda mais próximos depois do projeto”, comemoram os integrantes do grupo.

Leia a matéria na íntegra.