A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos, empresa pública brasileira) está recebendo, até o dia 20 de junho, propostas para concessão de recursos financeiros de até R$2.000.000,00 para Laboratórios Abertos de Prototipagem e Espaços de Trabalho Compartilhado que permitam aos alunos de instituições de ciência e tecnologia a materializarem os próprios projetos de pesquisa na forma de modelos de engenharia ou protótipos.

Uma ferramenta criada na Escola Politécnica (Poli) da USP pode ajudar os interessados a elaborar projetos de maneira mais eficiente. Desenvolvido pela pesquisadora Maria Alice Gonzales como produto de mestrado no programa de Inovação na Construção Civil da Poli (ConstruInova) e orientada pelo professor Francisco Ferreira Cardoso, a Ferramenta para Análise e Definição de Diretrizes (FADDi) é um roteiro voltado para equipes multidisciplinares de instituições de ensino e empresas que orienta como efetuar uma avaliação prévia das demandas de um determinado espaço e, assim, definir as diretrizes necessárias para a elaboração do projeto do laboratório.

“Tem umas coisas aqui que parecem bem óbvias, mas ter um checklist sistematizado auxilia muito. Não é um manual de regras: é um conjunto de sugestões e propostas a partir do qual cada um pode descobrir o que funciona no seu caso e incorporar essas partes no seu processo”, comenta a pesquisadora.

Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.