A USP será a primeira instituição de ensino público brasileira a entrar no metaverso após firmar uma parceria com a United States of Mars (USM), alocado dentro da plataforma Radio Caca. A USP deverá conduzir pesquisas sobre aplicações práticas e aspectos técnicos, econômicos e legais do mundo digital. A parceria ocorrerá inicialmente a partir do convênio firmado entre a University Blockchain Research Initiative, patrocinada pela empresa Ripple e sediada na Escola Politécnica (Poli) da USP, e a Radio Caca. Embora seja voltado para engenharia, o projeto planeja ir muito além para englobar outros segmentos e pesquisadores da Universidade.

Uma das aplicações mais avançadas do metaverso na USP até o momento é o projeto “Transcender”, que objetiva oferecer metodologias alternativas para trabalhar o luto e a despedida, temas tão debatidos durante a pandemia. “Pensamos em criar uma espécie de memorial, onde alunos e parentes poderiam levar flores para seus entes queridos em um ambiente digital. Seria uma forma de levar conforto emocional a quem perdeu alguém, seja devido à covid-19 ou a outros fatores”,  o professor Marcos Simplício, professor do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli-USP e responsável pelo projeto.

Leia a matéria na íntegra.