FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

A nova edição do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, uma iniciativa da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) com a adesão do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (SEESP), coloca em discussão o ensino da Engenharia, com a nota técnica “Um projeto para a formação de engenheiros”, elaborada por José Roberto Cardoso, ex-diretor e professor da Escola Politécnica (Poli) da USP, coordenador do Conselho Tecnológico do Sindicato.  

O professor expõe a falta de incentivo à criatividade e ao empreendedorismo no ensino tradicional da Engenharia. “A inexistência da narrativa de um fenômeno físico – cuja ‘solução’ transita apenas pela obtenção de uma equação, diferencial ou não – que daria sentido a tudo aquilo –, leva o estudante a não praticar a leitura, a não exercitar o entendimento de um texto e, por fim, a não enxergar a beleza da engenharia”.  

Para Cardoso, a prática moderna das escolas de Engenharia deve ser criativa, integrada em ambiente em que a teoria e a atividade práticas sejam simultâneas. “Atividades que exigem leitura, entendimento de textos e redação promovem interlocução entre aluno e professor, e entre os estudantes, gerando um ambiente potencial de criatividade, que torna a aula mais excitante, agradável e ativa”, sugere o professor, que acrescenta que as universidades têm papel decisivo na mudança, incluindo a promoção de iniciativas que ampliem a equidade de gênero – já que homens ainda são maioria na área.

Leia a matéria na íntegra. 

 

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