FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Centrais Multiusuários coordenadas pela Poli

A central multiusuário “Análises e Estudos Térmicos e de
Equilíbrio em Alimentos” (AETEA), sediada no Departamento de Engenharia
Química da Escola Politécnica da USP, é uma instalação de apoio à
pesquisa que congrega equipamentos e oferece serviços aos usuários,
executados por técnicos especialistas e/ou pelo próprio usuário após
treinamento.

Mais informações: https://uspmulti.prp.usp.br/public/centrais/143

 

O Grupo de Pesquisa em Soldagem e Junção (GPSJ), certificado pelo CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3123701406594278), foi idealizado pelo Prof. Sérgio Duarte Brandi no início dos anos 90, com o intuito de congregar o desenvolvimento de pesquisas entre o Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PMT) e o Departamento de Engenharia Naval (PNV) da Escola
Politécnica da Universidade de São Paulo.

As áreas de interesse do GPSJ são:
Inovação e otimização de processos e de procedimentos de soldagem e de
junção de materiais;  Análises de consumíveis para soldagem; Desempenho de juntas soldadas (metal de base, zona afetada pelo calor e zona fundida), de brasagem, de soldagem branda para aplicação em eletrônica e
de soldagem de polímeros e materiais compósitos.

Para mais informações, acesse: https://uspmulti.prp.usp.br/public/centrais/30

O Centro Nacional Multiusuário (CM-ENERQ) está sendo criado a partir do ENERQ – Estudos em Regulação e Qualidade de Energia e do NAPREI – Núcleo de Pesquisas em Redes Elétricas Inteligentes. Este centro está vinculado ao Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica da USP. O ENERQ, desde sua criação, em 2000, é um grupo de pesquisa que se dedica a atividades de pesquisas e inovação em geração, transmissão e distribuição da energia, abrangendo as seguintes áreas:

⊳ Planejamento, operação e manutenção;  Perdas comerciais e não comerciais;  Regulação e tarifação;  Qualidade da energia elétrica, automação da rede e medição inteligente;  Infraestrutura de comunicação e serviços de rede (Web Services);  Fontes alternativas, armazenamento e veículos elétricos; e Outros estudos especiais.

Os estudos são realizados com ênfase nos recentes avanços voltados para as redes elétricas inteligentes (Smart Grids).

Para mais informações, acesse: https://uspmulti.prp.usp.br/public/centrais/95

Conteúdo da sanfonaFundado em 1994, o LMO é um laboratório de natureza multidepartamental que concentra suas atividades em diversos temas de pesquisa e desenvolvimento da Engenharia Offshore. Tais temas incluem a mecânica estrutural e a dinâmica de equipamentos submarinos, tais como risers, tubulações, linhas de amarração; a dinâmica de plataformas e unidades flutuantes sob ação dos carregamentos ambientais do oceano, bem como tópicos fundamentais de dinâmica não-linear, da interação fluido-estrutura, da mecânica da fratura e da fadiga. O LMO tem também se dedicado ao estudo e desenvolvimento de sistemas de aproveitamento de Energias Renováveis do Oceano, de “Energy Harvesting” e de sistemas de engenharia oceanográfica. Aliando abordagens analíticas, numéricas e experimentais as equipes multidisciplinares do LMO contam com infraestrutura que reúne moderno parque de equipamentos computacionais, máquinas universais de ensaios mecânicos e modernos sistemas de instrumentação e monitoração de estruturas, incluindo sistemas óticos. O LMO coopera intensamente com diversos laboratórios e instituições nacionais e internacionais. No âmbito do Campus da USP Capital, destacam-se o TPN, o NDF, o Instituto Oceanográfico da USP e o IPT.

Como Central Multiusuário da USP o LMO disponibiliza seu parque de equipamentos de ensaios mecânicos, de instrumentação e de monitoração de estruturas. Em particular, disponibiliza o uso de máquinas de ensaios mecânicos universais, MTS250kN (2) e MTS100kN (1).

Mais informações: https://uspmulti.prp.usp.br/public/centrais/149

 

A Central Multiusuário do RCGI da Escola Politécnica da USP oferece equipamentos modernos para a realização de pesquisas e serviços nas áreas de abatimento de emissões de CO2 e outros gases de efeito estufa; produção de petróleo e gás; produção de biocombustíveis; processos químicos e bioquímicos; processos catalíticos; caracterização de catalisadores; reatores eletroquímicos e célula a combustível; e prototipagem rápida em impressoras 3D.

Para mais informações, acesse: https://uspmulti.prp.usp.br/public/centrais/94

O Centro de Ondas Milimétricas (Centro mmW) do Departamento de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica é um centro de excelência na caracterização de circuitos e sistemas analógicos operando em frequências até 110 GHz, que disponibiliza sua infraestrutura e expertise para a comunidade em geral.

O Centro mmW coloca seus equipamentos à disposição da graduação, pós-graduação, instituições de pesquisa e empresas, atuando em projetos nas áreas de telecomunicações, defesa, aeroespacial, automotiva, médica, segurança, astronomia, entre outros.

Para mais informações e solicitação de testes: https://sites.usp.br/centrommw/

A Central GAME  USP é baseada nas instalações do Laboratório de Veículos Não Tripulados, Laboratório de Geometria Computacional e dos grupos de pesquisa CORE – Centro Oceanográfico de Registros Estratigráficos e GEOLIT – Geociências da Litosfera. Os primeiros incluem um laboratório cadastrado na ANP e são coordenados pelo Prof. Dr. Ettore Apolônio de Barros e Prof. Marcos Tsuzuki, respectivamente, do Depto de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica da USP. O CORE é o grupo coordenado pelo Prof. Luigi Jovane no Instituto Oceanográfico da USP, enquanto o GEOLIT é coordenado pelos professores Vinicius Louro, André Pires Negrão e Rafael Rodrigues de Assis, com base no Instituto de Geociências da USP.

Para mais informações, acesse: https://uspmulti.prp.usp.br/public/centrais/120

A plataforma Integrações Tecnológicas em Análises de Rochas e Fluidos (InTRA) é um Centro Nacional Multiusuário, vinculado à Escola Politécnica da USP. Foi criado enquanto grupo de pesquisa em 2017, dedica-se a estudos avançados em rochas e fluidos, com enfoque na construção e desenvolvimento do conhecimento
científico e tecnológico relacionado ao setor de energia.

A infraestrutura do InTRA está aliada ao curso de projetos de PD&I, atividades acadêmicas (graduação, mestrado, doutorado) e de extensão universitária. Esse conjunto confere ao InTRA competência para superar os desafios do setor energético e o caracteriza como centro formador de recursos humanos.

Para mais informações, acesse: https://uspmulti.prp.usp.br/public/centrais/66

O Laboratório de Caracterização Tecnológica (LCT) está vinculado ao Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da USP e tem por missão desenvolver conhecimento para maximizar o aproveitamento dos recursos minerais e seu uso sustentável.

O LCT conta com expressiva infraestrutura analítica e recursos humanos para atuação na área de caracterização e destaca-se como Centro Multiusuário desde meados da década de 90. Integra os Centros Nacionais Multiusuários (FINEP, MEU-FAPESP) e o Núcleo de Apoio a Pesquisa “Caracterização de Recursos Geológicos e Materiais” (USP).

O Laboratório disponibiliza acesso à sua infraestrutura aos docentes e pesquisadores de diferentes instituições de ensino/pesquisa, possibilitando a realização de análises, ensaios, uso dos equipamentos existentes e o desenvolvimento de pesquisa conjuntas. Esta utilização é feita sob o preceito de corresponsabilidade, onde o usuário colabora com o custeio operacional, com valores subsidiados em relação àqueles praticados nas atividades de extensão.

Mais informações: http://lct.poli.usp.br/multiusuario

O Laboratório de Durabilidade de Materiais e Componentes tem como escopo atender a demanda por ensaios de durabilidade e estimativa de vida útil de componentes da construção compostos de materiais poliméricos, cimentícios, metálicos e seus compósitos. O projeto para vida útil mínima das construções e suas partes é estratégia para maximizar os benefícios sociais da habitação, preservar o investimento do estado, usuários em geral e simultaneamente minimizar o impacto ambiental do ambiente construído.

Para mais informações, acesse: https://uspmulti.prp.usp.br/public/centrais/88

O Lab Infra – Laboratório de Ensaios, Inspeção, Manutenção, Monitoramento e Análise de Obras de Infraestrutura – tem como objetivo usar tecnologias modernas e inovadoras para solucionar os problemas da infraestrutura. Melhorando a qualidade e garantindo a segurança de obras de Infraestrutura com uso das tecnologias da transformação digital para contribuir com crescimento econômico do país.

Mais informações: https://uspmulti.prp.usp.br/public/centrais/194

O Laboratório de Microestrutura e Ecoeficiência de Materiais de Construção (LME) do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP, tem por missão buscar desenvolver soluções que aumentem a ecoeficiência da construção.

O LME é um laboratório de pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para mitigação dos impactos ambientais dos materiais de construção, em particular os cimentícios. Alguns dos seus equipamentos são disponibilizados para a comunidade acadêmica em regime multiusuário com compartilhamento de custos. A solicitação de ensaios deverá ser submetida pelo professor responsável através do formulário abaixo, para análise da comissão coordenadora do LME.

Saiba mais: https://uspmulti.prp.usp.br/public/centrais/16

A Central Multiusuário de Microscopia Eletrônica teve origem nos anos 1970 com a aquisição do primeiro microscópio eletrônico AMR-900, com apoio financeiro do programa BID I. Desde então, o laboratório vem se modernizando. No final dos anos 1980 foi adquirido um microscópio eletrônico de varredura Cambridge Stereoscan 240, com espectrômetro EDS de raios-X da Oxford. No final dos anos 1990 com apoio da FAPESP – projeto temático, foi adquirido equipamento Philips XL-30, munido de espectrômetro EDS de raios-X EDAX e detector EBSD para
mapeamento de orientações cristalinas. No ano 2012, o Laboratório passou a contar com equipamento de microscopia de alta resolução, com canhão de efeito de campo – FEG, que permite visualização de imagens com até 500.000X de aumento, munido de espectrômetro EDS de raios-X e câmera ultrarrápida para difração de elétrons retroespalhados EBSD, EDAX.

Para mais informações, acesse: https://uspmulti.prp.usp.br/public/centrais/10

O LAREX – Laboratório de Reciclagem, Tratamento de Resíduos e Extração – é um centro de pesquisa científica que pertence ao Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica (POLI-USP).
A missão do LAREX é ser um centro de pesquisa de excelência internacional na sua área.
O foco do LAREX é o desenvolvimento de pesquisas e estudos nas áreas de reciclagem, tratamento de resíduos sólidos, tratamento de efluentes e processos de extração de metais. O grupo é composto por mais de quarenta pesquisadores entre professores, pós-doutorandos, técnicos, alunos de graduação, mestrado e doutorado.

Mais informações: https://uspmulti.prp.usp.br/public/centrais/132

A Central Multiusuário do Tanque de Provas Numérico da Escola Politécnica da USP (TPN-USP) é focada em oferecer equipamentos no estado da arte para a realização de pesquisas e serviços nas áreas naval, oceânica e portuária.

O Tanque de Provas Numérico da Escola Politécnica da USP é um laboratório cadastrado no CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo /9858284741024071) e ANP (DOU 17/03/2014), e coordenado pelo Prof. Dr. Kazuo Nishimoto do Depto. de Engenharia Naval e Oceânica e pelo Prof. Dr. Eduardo Aoun Tannuri, do Depto de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica da USP.

O TPN-USP possui inúmeros equipamentos de grande porte desenvolvidos internamente, incorporando tecnologias integrativas fruto das pesquisas do próprio laboratório. Estes equipamentos possuem inúmeras aplicações nas áreas naval, oceânica e portuária, e necessitam de recursos para a manutenção periódica, insumos e despesas diversas, que não são contemplados pelo orçamento da USP. Pretende-se agrupar os equipamentos visando oferecer serviços para a comunidade USP e sociedade em geral, para tanto este conjunto de equipamentos constituirá a Central Multiusuário TPN-USP (CM-TPN).

Mais informações: http://tpn.usp.br/

Atualizado em 27/10/2023

Equipamentos multiusuários FAPESP na Poli

O Sistema de Litografia Direta à Laser, MicroWriter ML3 Pro da empresa Duhran é um equipamento multiusuário FAPESP (2018/26464-7) que permite a fabricação de máscaras de litografia ou a exposição direta de materiais fotosensíveis em processos de microeletrônica. Com resolução de até 0,6 µm, este equipamento permite o desenvolvimento de uma grande gama de trabalhos. 
 
Contato para utilização: Professor Marcelo Carreño (mnpcarreno@usp.br) – Departamento de Sistemas Eletrônicos
 

Criação de Central Multiusuários

Conforme  PortariaGR_7311, Central Multiusuário é uma instalação de apoio à pesquisa que congrega equipamentos e que oferece serviços aos usuários, executados por técnicos especialistas ou pelo próprio usuário após treinamento, conforme estabelecido por cada Central, com o objetivo de otimizar o uso desses equipamentos.

As Centrais Multiusuários são compostas por um ou mais equipamentos agregados sob um Regimento, alocados no mesmo espaço físico ou em laboratórios diferentes da mesma ou de várias Unidades ou órgãos.

USP Multi é o sistema da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação que disponibiliza e administra o parque de equipamentos multiusuários das Centrais com sede na Universidade de São Paulo. A plataforma disponibiliza a lista de Centrais, equipamentos e serviços acessíveis aos pesquisadores e outros usuários potenciais. Além de fornecer informações aos usuários, a plataforma oferece funcionalidades de gerenciamento às Centrais Multiusuários que não possuem mecanismos informatizados próprios ou que desejam aderir ao sistema institucional.