– um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças;
– cujo fundamento organizador dessa hierarquia é a experiência, o destaque e a liderança no terreno científico ou tecnológico;
– no qual existe envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa;
– cujo trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa que subordinam-se ao grupo (e não ao contrário);
– e que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos.
(Definição do CNPq para Grupo de Pesquisa)
Constitui-se no inventário dos grupos de pesquisa científica e tecnológica em atividade no País, com informações sobre os recursos humanos constituintes dos grupos, as linhas de pesquisa em andamento, as especialidades do conhecimento, os setores de aplicação envolvidos, a produção científica, tecnológica e artística e as parcerias estabelecidas entre os grupos e as instituições.
1) Cadastro do Líder do GP:
O primeiro passo para a criação do grupo é cadastrar o docente ativo como líder no CNPq. Para isso, é necessário solicitar à Pró-reitora de Pesquisa por meio de mensagem enviada ao Fale Conosco (Sistema Atena>Fale Conosco);
2) Cadastro do Grupo de Pesquisa no DPG:
Após o líder do GP ser cadastrado conforme acima descrito, este deverá preencher o formulário para cadastramento do GP no DGP (http://dgp.cnpq.br/);
Preencher o cadastro no DGP e clicar em “enviar” ;
Gerar um PDF do cadastro enviado (do lado direito do cadastro aparecerá a informação ‘AGUARDANDO CERTIFICAÇÃO’).
Vide próxima aba.
O docente deverá preencher a solicitação no Pesquisa Atende, no Sistema Atena da USP.
-> Selecionar ‘Criação de Grupo de Pesquisa ́;
-> Preencher o Formulário;
-> No campo ‘Solicitação’: “Encaminho cadastro do Grupo de Pesquisa intitulado XXXX, sob minha liderança, para
análise e certificação junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (Lattes/CNPq)”;
-> Selecionar arquivo (o PDF gerado do cadastro realizado no Diretório do CNPq) no campo ‘Arquivo 1‘;
-> Clicar em ‘Abrir‘;
-> Clicar em ‘Inserir’.
Assim que o formulário for enviado e que a proposta de criação de GP tenha sido aprovada pelo Departamento e
pela Comissão de Pesquisa, ela será encaminhada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação.
O grupo certificado que permanecer 12 meses sem sofrer nenhuma atualização terá sua situação alterada automaticamente para ‘NÃO ATUALIZADO’.
Quando atualizado e reenviado pelo líder, o grupo retorna para a situação de CERTIFICADO. Apenas os grupos certificados e atualizados participam dos Censos do Diretório do CNPq.
IMPORTANTE: Caso o Grupo permanecer “mais de 24 meses sem sofrer nenhuma atualização” será excluído automaticamente pelo sistema do CNPq. Ademais, um grupo excluído não pode mais ter seus dados editados pelo líder para atualizações, e não fica acessível ao Dirigente para mudança de situação.
Segundo o CNPq, ’GRUPO EXCLUÍDO’ é aquele que foi excluído pelo próprio líder, ou excluído automaticamente pelo sistema por ter permanecido mais de 24 meses sem sofrer nenhuma atualização.
Um grupo excluído não pode mais ter seus dados editados pelo líder para atualizações, e não fica acessível ao Dirigente para mudança de situação.
Assim, se um grupo ainda ativo foi excluído pelo sistema (segundo as regras acima) ou pelo próprio líder, o mesmo poderá cadastrá-lo novamente, utilizando a opção ’Inserir novo grupo’.
Para realizar novo cadastro do grupo excluído, o docente deverá acessar o site do DGP/Lattes/CNPq, com seu CPF e senha Lattes, e seguir os mesmos passos para criação no DGP, a partir do “Cadastro de Grupo de Pesquisa no DGP”.
Acesse a página de perguntas frequentes sobre Grupos de Pesquisa, sobre Líderes de Grupo ou do FAQ da CNPq para sanar demais dúvidas.
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