FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Programa de Iniciação Científica da USP

Conforme Resolução CoPq nº 7236 de 22 de julho de 2016 alterada pelas Resoluções CoPq 7.312/2017 , 7786/2019 e 8628/2024 o objetivo do Programa é promover a cultura científica e tecnológica dos estudantes de graduação, mediante o desenvolvimento de projeto de pesquisa sob orientação.

 

Entende-se por atividades de pesquisa, científica e tecnológica: pesquisa bibliográfica, trabalhos de campo (coleta de dados), atividade em laboratório, análise de dados, redação de relatórios, reuniões com o orientador, participação em seminários, participação em reuniões de grupo de pesquisa, entre outros.

Entende-se por projeto de Iniciação Científica o que envolve pesquisa básica ou pesquisa aplicada, utilizando o método científico para produzir conhecimento, com ou sem objetivo prático.

Entende-se por projeto de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação o que envolve o desenvolvimento, aperfeiçoamento ou estudo de viabilização de produtos, protótipos, processos, serviços, sistemas ou modelos de negócios.

Informações Gerais

Para o aluno

IMPORTANTE

Para o orientador

Editais para Bolsas

PIBIC / PIBITI 2024-2025

O Edital de Bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico dos estudantes de graduação do
ensino superior.

O Edital de Bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) visa estimular estudantes do ensino superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação.

O período de inscrição dos Editais é das 08h30 de 20/05/2024 às 12h00 de 14/06/2024.

Dow Brasil 2023-2024

O Edital de Bolsas Dow Brasil de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Bolsas Dow) visa incentivar o despertar da vocação científica nos estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas, dos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Física, Química, Farmácia e Engenharia Química, Ambiental, de Alimentos, de Materiais e Manufatura, de Petróleo, de Produção e Agronômica da Universidade de São Paulo (USP).

Serão recebidas inscrições de  candidatos que tenham submetido proposta aos editais PIBIC e PIBITI 2023/2024 e os estudantes que tenham projetos ativos (sem fomento ou com fomento cuja vigência se encerre antes do início previsto para a bolsa Dow) no sistema Atena e que atendam os requisitos do edital.

 

Oportunidades de IC nos deptos

Evolução Bolsas - Número de Inscritos x Número de bolsas concedidas