
Data de publicação: 26/03/2025.
Docente citado: Emílio Carlos Nelli Silva, professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Poli.
Resumo:
A USP recebeu, em evento realizado no dia 25 de março, a doação de uma célula de hidrogênio, um cilindro de armazenamento e uma membrana de célula de hidrogênio para uso em pesquisas de descarbonização desenvolvidas pelo Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (RCGI), um dos centros interdisciplinares vinculados à Reitoria da Universidade.
A entrega foi feita pela empresa FTXT, subsidiária da GWM especializada em tecnologia de hidrogênio, durante uma cerimônia que contou com a participação de delegações vindas da China, incluindo representantes do governo e de empresas da província de Hebi e da cidade de Baoding, onde está localizada a sede da GWM. O grupo foi liderado pelo prefeito Dang Xiaolong. Para ele, a aproximação com a USP abre portas para colaborações produtivas na área de descarbonização: “Sabemos que a USP é a Universidade mais renomada da América Latina, e todos os indicadores demonstram a qualidade dos seus talentos em diversas áreas. Vejo grande potencial para parcerias significativas e intercâmbios em pesquisas nas áreas de medicina, energia renovável e humanidades”, comentou. Xiaolong também ressaltou que o município é reconhecido na China como uma “cidade verde”, destacando-se por inovações na transição energética. Segundo ele, a tecnologia de células a combustível, como a recebida pela USP, já é utilizada na frota de caminhões de lixo da cidade.