Grupo de Extensão
PoliQuant
Descrição do grupo: Criado em Dezembro de 2024, o Poli Quant é o primeiro grupo da USP dedicado integralmente ao aprendizado, ensino e aplicação de Finanças Quantitativas, fornecendo aos membros a base teórica e prática necessária para atuar em um dos segmentos mais desafiadores e em rápido crescimento do mercado financeiro.
As Finanças Quantitativas combinam matemática profunda, análise estatística e algoritmos computacionais para abordar desafios financeiros complexos de forma científica e sistemática. É a espinha dorsal dos mercados modernos, onde diversas ferramentas e tipos de conhecimento se unem para utilizar métodos quantitativos para tomada de decisão nas mais diversas áreas de finanças, como precificação de ativos, otimização de portfólios, previsão de tendências e mitigação de riscos.
Para desenvolver as habilidades e o mindset necessários para transformar o mercado, no Poli Quant, prezamos pela capacitação de excelência de nossos membros, que passam por um ciclo integrado de Finanças Quantitativas. Esse processo inclui aulas teóricas, projetos práticos, estudos de caso, workshops e eventos, além de participar de competições trazendo grande prestígio a Poli. No último semestre, fomos campeões do Desafio Quant Itaú Asset, o maior desafio de finanças quantitativas do Brasil.
Segmento-alvo da sociedade: Estudantes Universitários interessados em aprender, conhecer e atuar na área de finanças quantitativas e áreas correlatas (Para adentrar no mercado de trabalho, estudantes universitários muitas vezes necessitam de certas habilidades e conhecimentos que estão fora do escopo de seus cursos. Uma maior capacidade analítica, desenvolvidas através da engenharia e assuntos já pensados para o mercado de trabalho, e prévio conhecimento em finanças quantitativas e outras habilidades, como apresentação e soft-skills, obtidos dentro do grupo, contribuem para que os alunos tenham maior aptidão para adentrar em outras áreas profissionais.);
Empresas (Instituições Financeiras que buscam graduandos em engenharia para atuar tanto em vagas de infraestrutura e tecnologia, quanto em operações diretamente ligadas aos serviços e produtos financeiros disponibilizados aos clientes. Ou seja, o rigor teórico matemático e visão científica para resolução de problemas desenvolvidos e estudados pelos engenheiros, são altamente valorizados pelo Mercado Financeiro, especificamente na área quantitativa, que intrinsecamente depende de fortes habilidades técnicas e conhecimentos teóricos complexos, de forma que no Poli Quant desenvolvemos tais habilidades e juntamos o mercado à academia);
Estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas (No Poli Quant, buscamos divulgar finanças, análise de dados, modelagem matemática e métodos de resolução de problemas para estudantes do Ensino Médio, tanto de escolas públicas como privadas, de forma a fomentar o interesse por finanças quantitativas nos alunos, que, assim, têm contato com uma nova perspectiva do mercado financeiro e podem ponderar essa nova área ao escolher em que pontos focar seus estudos, desenvolvendo habilidades que, no futuro, os favoreçam no mercado profissional. Ademais, por estar diretamente ligado com a Escola Politécnica, o grupo também colabora na propagação da imagem da instituição de ensino superior como líder no desenvolvimento de profissionais amplos e capazes de atuar em diferentes setores)
Docente Supervisor: João Marcelo Leal Gomes Leite
Redes sociais:
Instagram: @Poliquant
LinkedIn: Poliquant
Site: Poliquant

Contato
Entre em contato com a equipe da área:
cultura.extensao.poli@usp.br