Escola Politécnica

Formando engenheiros e líderes

Estudantes brasileiros participam da maior feira internacional de ciência

Jovens brasileiros finalistas da Febrace, feira brasileira de ciências e engenharia, representam o País na 75° edição da Regeneron ISEF, maior feira de ciência para estudantes pré-universitários.

[Imagem: Reprodução/ FEBRACE/ Flickr]

Entre os dias 10 e 16 de maio, aconteceu a Regeneron ISEF 2025, feira internacional de ciências e engenharia realizada todos os anos nos EUA. O Brasil contou com 28 estudantes que embarcaram em direção a Columbus, Ohio. 15 jovens foram selecionados pela Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada em março, em São Paulo, pela Escola Politécnica da USP. 

 

Estudantes de várias partes do mundo participam da Mostra com seus projetos, sendo a maior feira para alunos que não chegaram ao nível universitário. A delegação brasileira participa da ISEF sem interrupções desde 1994, com a participação dos finalistas da FEBRACE desde sua primeira edição, em 2003.

 

A FEBRACE seleciona 9 projetos, individuais e em grupo, para participarem da ISEF. Esta edição contou com jovens de escolas públicas e institutos federais do Ceará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins. Atualmente, no Brasil, para participar da ISEF é necessário ser selecionado por uma das feiras afiliadas nacionais, como a Mostratec e a FEBRACE.

 

Mais de 1.600 estudantes de cerca de 60 países participaram da feira, que contou com a premiação de aproximadamente 9 milhões de dólares. Bolsas de estudo, estágios e reconhecimentos em 22 categorias científicas, além de prêmios especiais concedidos por universidades e instituições de pesquisa de todo o mundo são exemplos da premiação. 

 

A participação da delegação da FEBRACE na ISEF 2025 conta com o apoio da Embaixada e Consulado dos Estados Unidos no Brasil, que custeou as despesas de transporte, credenciamento, hospedagem e alimentação, como parte do compromisso com o fortalecimento da educação científica e do intercâmbio internacional entre jovens talentos.

 

Alunos da delegação FEBRACE se mostram empolgados sobre a participação na 75° ISEF [Imagem: Reprodução/ FEBRACE/ Flickr]