FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Um artigo publicado pelos professores do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica (Poli) da USP, Ardson dos Santos Vianna Junior e Moisés Teles dos Santos, junto aos pós-graduandos Fernando de Come e Vitor Lavor, foi reconhecido por um Journal de educação em engenharia química,  Education for Chemical Engineer. artigo “Machine learning in chemical engineering: Hands-on activities” foi escolhido pelo editor da revista como o melhor de 2024, e trata da aplicação de Aprendizado de Máquina (Machine Learning) a um curso de graduação da Escola Politécnica. 

“O trabalho apresenta um conjunto de atividades práticas, que foram propostas em um curso de introdução ao Aprendizado de Máquina (Machine Learning – ML) no curso de graduação em Engenharia Química, da Escola Politécnica da USP. As atividades tiveram como objetivo introduzir conceitos básicos de aprendizagem não supervisionada (por exemplo, agrupamento) e aprendizagem supervisionada (por exemplo, classificação e regressão).  As atividades propostas foram executadas em Python, podendo o(a)s estudantes usar o ambiente que lhes foi mais apropriado, sendo usados o Google Colaboratory, Spyder, PyCharm ou VS. Os conjuntos de dados utilizados nas atividades estão disponíveis publicamente em sites como Kaggle e University of California (UCI). Também foi utilizado um exemplo específico em engenharia química para o processo de moagem de minério. A resposta do(a)s aprendentes ao tópico ML dentro do curso foi muito positiva”, relata o professor Ardson.