O tema do evento, a transição de escoamento laminar para turbulências, é multidisciplinar e tem impacto em diversas áreas da Engenharia

O Rio de Janeiro sediará a oitava edição do “Symposium on Laminar-turbulent Transition”, evento da International Union of Theoretical and Applied Mechanics (IUTAM), realizado a cada cinco anos para discutir transição de escoamento laminar para turbulências, que tem diversas aplicações em engenharia aeronáutica, mecânica, civil, naval e oceânica, bem como dinâmica dos fluídos e aerodinâmica em geral. Com 150 participantes de diversas partes do mundo, e palestrantes renomados na párea, o evento apresentará o estado da arte no tópico de transição de escoamento laminar para turbulências, além de diversas pesquisas que estão sendo realizadas nesta área. O público-alvo do evento são pesquisadores nas áreas de engenharia, física e matemática aplicadas.

A instituição organizadora, a IUTAM, acredita que o evento tem sido um grande catalisador que tem dado à pesquisa e ao conhecimento na grande um grande impulso. Os eventos são realizados em centros de pesquisa reconhecidos na área, e a última edição, em 2009, foi realizada em Estocolmo, na Suécia. O oitavo simpósio tem como objetivo discutir o progresso da última edição e traçar importantes diretrizes para o futuro. Duas escolas de engenharia da Universidade de São Paulo (USP), a Escola Politécnica e a Escola de Engenharia de São Carlos, estão organizando esta edição do evento no Brasil em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE).

Após o evento, será editado um livro pela renomada editora de livros científicos Springer-Verlag, com os versão completa dos artigos apresentados no simpósio.

Symposium on Laminar-turbulent Transition

Data: 8 a 12 de setembro de 2014

Local: Rio de Janeiro – RJ

Inscrições e outras informações no site do evento http://www.ndf.poli.usp.br/SLTT2014/index.html