Goldemberg ministrará a aula para a Poli em São Paulo e Adorno
para os estudantes em Santos.

Os calouros da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) começam o ano letivo assistindo duas aulas magnas com cientistas nacionais de grande renome no Brasil e no exterior. O físico e professor emérito da USP, José Goldemberg, vai ministrar a primeira aula do ano aos alunos da Poli-USP do campus do Butantã, em São Paulo, no dia 6 de março, às 9 horas. Ele vai falar sobre o tema “Energia, Tecnologia e Desenvolvimento”. Já o cientista social Sergio Adorno irá ministrar a aula inaugural para os estudantes do curso de Engenharia de Petróleo no campus da USP, com uma aula magna no dia 9 de março, às 10 horas.

Goldemberg, que é presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e acabou de ser agraciado com o título de Professor Emérito da USP, foi professor da Poli entre 1968 e 1970. Ele lecionou Física para os alunos do chamado Ciclo Básico – os primeiros dois anos dos cursos de Engenharia da Poli. O docente foi homenageado pela Poli quando o título foi outorgado a ele, em 14 de fevereiro último. (Confira aqui a publicação da Escola com sua entrevista e sobre sua carreira, e, neste site, alguns depoimentos sobre ele.)

Já Sérgio Adorno, professor do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, (FFLCH-USP), é uma das maiores referências no Brasil quando se trata de estudos sobre violência, direitos humanos, criminalidade urbana, controle social e conflitos sociais.

Ele é coordenador científico do Núcleo de Estudos da Violência da USP e é responsável pela Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, e Coordenador Científico do Projeto CEPID/FAPESP USP “Building Democracy Daily: Human Righs, Violence and Institutional Trust” (2013-2018).

Graduado em Ciências Sociais pela USP, Sergio Franca Adorno de Abreu é doutor em Sociologia, também pela USP, e tem pós-doutorado pelo Centre de Recherches Sociologiques sur le Droit et les Institutions Pénales (CESDIP), na França. Foi agraciado com a classe Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em 2008.

Serviço:

Aula magna São Paulo com Professor José Goldemberg
Data e horário: 6 de março, 9h
Local: Centro de Difusão Internacional da USP – CDI
Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 222, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo.

Aula magna Santos com o professor Sergio Adorno
Data e horário: 9 de março, 10h
Local: Campus da USP em Santos
Endereço: Praça Narciso de Andrade, S/N – Vila Matias. Santos.

*************************

ATENDIMENTO À IMPRENSA