O evento tratará dos avanços mais recentes sobre o planejamento da operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) e contará com a presença de William Yeh, professor da UCLA

Como gerir corretamente o armazenamento de água nos reservatórios das usinas hidrelétricas brasileiras, considerando a operação integrada com térmicas e outras fontes, intercâmbios, usos múltiplos da água, expansão do sistema, riscos de não atendimento à demanda e elevação excessiva de custos diante das incertezas sobre as principais variáveis envolvidas, como em cenários de secas mais severas. Esse é um desafio que os pesquisadores Renato Carlos Zambon e Mario Thadeu Leme de Barros, professores do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (PHA) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), estão enfrentando atualmente. Os últimos avanços desse estudo serão tema de um workshop que será realizado no dia 11 de julho, que contará com a presença de William Yeh, professor da University of California Los Angeles (UCLA).

O workshop servirá para discutir resultados do projeto de pesquisa “Nova plataforma de planejamento da operação hidrotérmica do Sistema Interligado Nacional” sobre técnicas de otimização aplicadas à geração de energia elétrica no Brasil. Começa às 9 horas e será realizado no PHA. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail camilabnb@gmail.com. O professor Yeh é um estudioso na área de análise de sistemas de recursos hídricos e parceiro de Zambon e Barros na pesquisa.

Atualmente, o sistema de produção de energia elétrica no país se baseia nos sistemas hidrelétrico, térmico e eólico. As usinas hidrelétricas são responsáveis por atender maior parte da demanda de energia no país, que por sua vez é complementada pela produção dos outros dois tipos de usinas. Fatores como períodos de secas podem influenciar e prejudicar a produtividade das usinas hidrelétricas, exigindo acionar térmicas de custo muito elevado e com impactos ambientais significativos.

Os modelos utilizados atualmente pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para a operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) representam as regiões Norte, Sul, Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste como quatro grandes subsistemas agregados em reservatórios equivalentes. Em seus trabalhos de pesquisa, os professores Zambon e Barros defendem a análise individualizada das mais de 150 usinas hidrelétricas de médio e grande porte no país.

Cooperação de longo prazo – A pesquisa é fruto de uma parceria entre os dois docentes da Poli e o professor William Yeh, da UCLA. Zambon atua em trabalhos conjuntos com o professor norte americano desde 2003, incluindo o seu pós-doutorado realizado na UCLA entre 2013 e 2014. Barros e Yeh possuem trabalhos conjuntos desde o final da década de 1980.

“Nosso Departamento é muito conhecido por ter participado de diversos projetos de construção das maiores usinas hidrelétricas do Brasil”, conta Zambon. “Agora, o interesse não está mais apenas em construir, mas também em como operar essas usinas de uma forma eficiente”, complementa. O grupo de pesquisas já contou com a participação de graduandos, pós-graduandos e pesquisadores de outras universidades brasileiras, e recebe o apoio da Companhia Energética de São Paulo (CESP) e da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE).

(Amanda Panteri)

————————–

Serviço: Workshop II: Hydrothermal Planning Operation for the Brazilian Interconnected Power System – Stochastic Optimization with Recourse

Quando: 11 de julho.
Horário: Das 9h às 17h.
Onde: Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Poli-USP. Av. Prof. Almeida Prado, trav.2, n.83, Prédio da Engenharia Civil, Cidade Universitária, São Paulo SP.
Inscrições: camilabnb@gmail.com informando nome completo, profissão, instituição e e-mail para contato.