Em reportagem do Jornal Valor Econômico, disponível no link, o professor Mauro Zilbovicius comenta o aumento da diversidade na Universidade promovido pela Lei de Cotas.

“O aumento da diversidade nas salas de aula, destacam alguns acadêmicos, é outro efeito colateral positivo da lei. Mauro Zilbovicius, professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, a Poli, conta que participou de um processo de seleção de bolsas para cotistas no qual entrevistou 40 candidatos.
Numa dessas conversas, um rapaz disse a Zilbovicius que trabalhava, mas teve de parar na pandemia. Dessa forma, teve tempo para se preparar para o vestibular pela internet. Para isso, porém, usou apenas material didático gratuito que encontrou na web. “Aí, perguntei com o que ele trabalhava. A resposta foi que era ajudante. Questionei que tipo de ajudante”, recorda Zilbovicius. Foi então que veio a surpresa. “Ele era ajudante de pedreiro e trabalhava com o pai. Por causa da crise sanitária, entrou na engenharia civil da Poli sozinho e trouxe para a faculdade uma visão do mundo das obras completamente diferente. Isso foi  enriquecedor para todos.”