Esta regulamentação trata da continuidade das atividades didáticas da Escola Politécnica da USP. A Diretoria e a CG continuam acreditando que as aulas presenciais são a grande riqueza que nós temos (ensinamento, convívio, aprender a trabalhar em grupo e desenvolvimento da tolerância). No entanto, este é um momento muito difícil para a humanidade, e devemos por conta disso, utilizar ferramentas alternativas.

A Reitoria da Universidade de São Paulo deu autonomia aos Dirigentes de Unidades para estabelecerem diretrizes para a continuidade das atividades didáticas.

Aulas online

As aulas online começaram imediatamente após a suspensão de aulas presenciais para que os alunos não perdessem contato com o conhecimento, pudessem fazer exercícios e dar continuidade à sua vida acadêmica e com isso promover a esperança, acreditando no futuro. Isso é uma riqueza exemplar, se transformando possivelmente em um pilar de sustentação emocional no seu ambiente familiar. Conforme comunicado da Diretoria (Procedimento sobre as aulas da EPUSP) datado de 17/03/2020, espera-se colocar em prática de maneira sistêmica as aulas online a partir do dia 23 de março.

Existem alunos vulneráveis que ainda não dispõem de computador ou de internet, ou de ambos. Para conseguir atender à demanda desses alunos, a Escola Politécnica está trabalhando com a AEP e com o Grêmio Politécnico e demais agremiações estudantis. A AEP, através do Retribua, já dispunha de programa de apoio aos alunos vulneráveis e neste momento está ampliando esse apoio.

Dessas parcerias duas iniciativas estão em andamento:

1. a) Receber doações de computadores que serão entregues aos alunos vulneráveis. Já foram recebidos dezenas de computadores, mas ainda há a necessidade de mais doações.
  2. b) Uma operadora de telefonia móvel possivelmente oferecerá licenças de internet para os alunos vulneráveis.

Em retribuição a Escola Politécnica criará um painel em homenagem a todos doadores pessoa física ou jurídica.

Gravação de aulas

Solicitamos a todos os docentes que gravem suas aulas, para disponibilizá-las de forma assíncrona ou offline para aqueles alunos que encontrem dificuldades em acessá-las de maneira síncrona. A gravação pode ser feita durante a transmissão ao vivo ou podem ser gravadas antecipadamente e disponibilizadas aos alunos.

O e-Aulas, portal de videoaulas da Universidade de São Paulo, já possui em seu repositório mais de 10 mil aulas disponibilizadas e conta com a capacidade de realizar o cadastro automático dessas videoaulas como produção docente junto ao SIBi.

A equipe de TI da Escola Politécnica, juntamente com docentes e alunos, disponibilizou tutoriais para orientar docentes a usarem as ferramentas de oferecimento de aulas online ou gravarem vídeos que podem ser armazenados no portal e-Aulas e utilizados em conjunto com o e-Disciplinas. Instruções mais detalhadas podem ser encontradas no link Poli Virtual da página principal da Escola Politécnica.

Vale ressaltar que as plataformas oficiais da USP de apoio às disciplinas são o e-Disciplinas (Moodle) que conta com suporte de manutenção, atualização e ajuda a docentes e alunos, e o portal e-Aulas para armazenar videoaulas.  O e-Disciplinas possui um módulo (Mconf Web Conferência) que usa a plataforma de software livre de ensino à distância BBB (BigBlueButton) e que está em fase de testes. Está operacional porém pode sofrer interrupções ao longo da transmissão.

O pessoal de TI da Escola Politécnica continuará oferecendo suporte para tutoriais e plataformas online disponíveis.

Horários de aulas e Freqüência

Os horários de aulas devem ser seguidos rigorosamente, de acordo com o calendário original, para evitar conflitos de horários dos alunos com outras disciplinas.

Controle de frequência: Deve seguir as Diretrizes Codage – COVID-19 da USP, cabendo ao docente o bom senso de levar em consideração todas as dificuldades deste período. Plataformas virtuais, em especial o e-Disciplinas, têm recursos que possibilitam o rastreamento e auditoria da frequência.

Aulas de laboratório: Os docentes podem optar por aulas de demonstrações, preparação de projetos, exibição de vídeos, etc. durante o período de pandemia, deixando as atividades laboratoriais presenciais obrigatoriamente para o período de retorno.

Avaliações

Avaliações para fins de atribuição de nota: Provas devem ser programadas para serem aplicadas no retorno das atividades presenciais. Testes online ou atividades entregues para nota durante o período de pandemia devem aguardar o acesso online de todos os alunos da disciplina, que será divulgado pela Diretoria, possivelmente no início de maio.

O aluno deve encaminhar por escrito ao docente da disciplina as justificativas referentes à impossibilidade de realizar entrega de atividades ou testes online no prazo estabelecido pelo docente. O docente fará um parecer que deve ser encaminhado à CoC para uma decisão oficial.

A CG fará um acompanhamento e divulgação semanal junto às CoCs e CTA para identificar os problemas e resolvê-los.

As Salas Para o Aluno (SPA) foram concebidas para atender os alunos que não possuem acesso à internet mas, dada a extensão da pandemia, essas salas permanecerão fechadas.

O retorno às aulas presenciais somente se dará quando a reitoria autorizar.

Diretoria e Comissão de Graduação da Escola Politécnica