Escola Politécnica

Formando engenheiros e líderes

AEx - Curricularização da Extensão

A curricularização da extensão universitária é o processo educativo, cultural e científico, que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e concretiza a relação entre Universidade e Sociedade dentro da Escola Politécnica da USP.

Nas Atividades Extensionistas Curriculares (AEX), incluem-se diversos tipos de participações dos estudantes em atividades de cunho extensionista, conectando os conhecimentos desenvolvidos dentro da Universidade com a Sociedade. Coordenados por docentes, os estudantes desenvolverão um atividades que interagem com o público-alvo, associando os estudantes ao meio externo e enriquecendo seus conhecimentos de forma prática.

Sou aluno, como devo me inscrever?

As inscrições são realizadas no Sistema Júpiter, na aba Atividades Extensionistas Curriculares. Nessa aba, os alunos podem consultar informações sobre AEx de todas as unidades da USP e se inscrever, por meio de sua manifestação de interesse, após a observação dos pré-requisitos estipulados pelo docente responsável. Mais informações no tutorial abaixo.

Sou Professor, como cadastrar uma AEx?

O cadastro de uma AEx, é feito no sistema Apolo, na aba “Curricularização da Extensão”, selecionar a opção “Minhas Atividades” e em seguida “Incluir atividade extensionista curricular”, que conduzirá a página aonde as informações da AEx serão preenchidas. Mais informações sobre o Cadastro, oferecimento da atividade, aprovação dos alunos e relatório final podem ser conferidas no tutorial abaixo.

O teor extensionista corresponde a 10% dos currículos de graduação e será suprido parte pelas disciplinas com cunho extensionista, parte em Atividades de Extensão. A quantidade de horas varia de curso para curso, mas o projeto pedagógico de cada curso informa a quantidade exata de horas a serem cumpridas.

Na Escola Politécnica, a carga horária dedicada a extensão pode ser atendida por meio de (1) disciplinas com carga parcial ou totalmente dedicadas a extensão,  (2) Atividades de Extensão Curriculares e (3) Parte da carga horária do estágio obrigatório (limitado a 30% da carga horária de extensão).

São projetos de prazos variáveis, coordenados por um docente supervisor e que propiciam ao aluno interação com um grupo da sociedade para atendimento de alguma demanda ou divulgação dos conhecimentos gerados na própria Politécnica.

As horas dedicadas em Grupos de Extensão servem para o atendimento dos requisitos quanto a Atividades Acadêmicas Complementares, mas não contam como carga horária de extensão. Os grupos podem, junto a seu professor responsável, propor AEx como parte dos projetos do grupo e essas contarem como parte da carga horária de extensão.

A carga horária de AEx será visualizada no histórico do aluno sob a sigla aglutinadora ACE (atividades curriculares extensionistas).

1) Como saber se a atividade se encaixa como atividade de extensão?

Conforme escrito no guia de curricularização da extensão disponibilizado pela reitoria:

“O FORPROEX sugere 5 diretrizes que devem pautar as ações de extensão universitária no processo de curricularização. São essas conhecidas como “5 is”:

Interação dialógica;

Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão;

Impacto na formação do estudante;

Interdisciplinariedade e interprofissionalidade

Impacto e transformação social.”

Para cadastramento e realização de uma AEx é necessário:

“Ser coordenada e acompanhada por docente(s) coordenador(es)

Ser realizada por estudante(s)

Ser destinada à participação de grupo(s) social(is) definido(s), externo(s) à universidade

Por esses ser avaliada com base em indicadores de impacto.”

(Guia de Curricularização da Extensão)

– Descrição da atividade
– Grupo social alvo da atividade
– Carga horária da atividade (em horas)
– Carga horária do docente responsável (em horas)
– Objetivos, metas e resultados esperados
– Indicadores de avaliação da atividade
– Indicadores de avaliação dos alunos USP
– Pré-requisito
– Adequação à estratégia ODS
– Metodologia, metas, ações e resultados esperados com os objetivos ODS indicados
– Bibliografia
  1. Erradicação da pobreza
  2. Fome zero e agricultura sustentável
  3. Saúde e bem-estar
  4. Educação de qualidade
  5. Igualdade de gênero
  6. Água potável e saneamento
  7. Energia limpa e acessível
  8. Trabalho decente e crescimento econômico
  9. Indústria, inovação e infraestrutura
  10. Redução das desigualdades
  11. Cidades e comunidades sustentáveis
  12. Consumo e produção responsáveis
  13. Ação contra a mudança global do clima
  14. Vida na água
  15. Vida terrestre
  16. Paz, justiça e instituições eficazes
  17. Parcerias e meios de implementação

Em caso de dúvidas, entre em contato:

cultura.extensao.poli@usp.br

Consulte as Atividades extensionistas curriculares da EScola politécnica Abaixo:

Contato

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cultura.extensao.poli@usp.br