A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa de Inovação Industrial) é uma organização social que mantém contrato de gestão com o Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Ministério da Educação (MEC). Atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação.

As unidades selecionadas estão credenciadas a receber recursos financeiros para prospectar e executar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em parceria com empresas industriais. Para isso, devem ter um plano de ação para seis anos de operação, incluindo metas a serem atingidas quanto ao número de projetos e valores estimados.

São constituídas a partir de competências tecnológicas específicas de instituições de pesquisa cientifica e tecnológica, públicas ou privadas sem fins lucrativos, com experiência comprovada no desenvolvimento de projetos de inovação em parceria com empresas do setor industrial.

A expectativa é que as empresas industriais sejam atraídas pela forte base de conhecimento existente nas Unidades EMBRAPII e pela sua capacidade de geração de soluções tecnológicas, potencializadas pelo mecanismo de compartilhamento de custos e riscos oferecido pela EMBRAPII para gerar inovação industrial no pais.

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo conta três Unidades. Clique abaixo para saber mais sobre cada uma delas.

Print Friendly, PDF & Email