Parceria entre o Instituto Hercule Florence (IHF) e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) resultou na criação de um mapa interativo que permite aos internautas fazer uma viagem virtual pelos caminhos da Expedição Langsdorff, missão científica que percorreu o interior do Brasil, do Rio de Janeiro até o Amazonas, entre 1825 a 1828, realizando um monumental levantamento de dados geográficos e etnográficos do país.
O trajeto, que compreende a segunda etapa da missão, foi elaborado a partir dos registros que o artista e inventor Hercule Florence incluiu em seu livro documental e autobiográfico L’ami des Arts livré à lui-même, na seção “Voyage Fluvial du Tiété à l’Amazonie”, a última versão do diário que ele escreveu sobre sua participação na Expedição como desenhista.
No site do IHF, o mapa revisita os locais por onde Florence passou ao longo dessa viagem, incluindo trechos de seu diário e ilustrações feitas por ele. Esse roteiro pode ser acessado pelo aqui.
Já no site da BBM, o trajeto pode ser acessado pelo Atlas dos Viajantes no Brasil, que segue o mesmo roteiro da viagem de Florence, porém adaptado aos critérios editoriais da plataforma, apresentando diferenças no montante de pontos georreferenciados no mapa e, em um primeiro momento, ainda sem incluir as ilustrações do artista.
Acesse o mapa aqui.