A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) está buscando docentes para as disciplinas de Visão Computacional e Processamento de Linguagem Natural.  A ficha de inscrição está disponível no link: https://credenciamentoconteudista.univesp.br

A universidade oferece vários cursos de graduação, na modalidade EaD, distribuídos em quase 60% dos municípios do Estado de SP. Para o desenvolvimento das disciplinas/conteúdo, são contratados professores doutores, atuantes na graduação, com significativa produção acadêmica, comprovada pelo vínculo com programas de stricto sensu ou publicações em periódicos qualificados. A construção/elaboração da disciplina é feita por curadoria (não são feitas apostilas), com vídeos gravados nos estúdios da Univesp na TV Cultura, indicação de material de estudo, com acompanhamento da equipe pedagógica e dos designers instrucionais.

Os valores pagos variam de 12 a 32 mil reais por meio de contratos de prestação de serviço, com duração de 3 a 6 meses.

Normalmente, os docentes com dedicação exclusiva precisam de algum tipo de autorização da Universidade de origem por conta das regras de contratação de docentes com essa modalidade.

Anualmente, são divulgadas as disciplinas em que serão contratados os docentes. Todas as informações estão no site da Univesp. Para futura contratação é necessário que os docentes façam a inscrição no link e postem os documentos que comprovam o atendimento aos requisitos descritos no Edital.

São requisitos previstos em edital:

• Currículo lattes atualizado;
  • Graduação na área da disciplina;
  • Título de doutor na área da disciplina;
  • Experiência docente, comprovada, na área da disciplina;
  • Vínculo docente de no mínimo 12 horas semanais ou ser aposentado de instituição pública de educação superior;
  • Publicações na área da disciplina, sendo, ao menos um, em extrato A ou equivalente, nos últimos 05 anos; ou
  • Vínculo como docente em programa de pós-graduação stricto sensu.

A análise das inscrições é exclusivamente documental, com o objetivo de confirmar se os requisitos do edital são atendidos. Uma vez habilitado o docente, é realizado um sorteio para estabelecer a ordem de chamada dos docentes conteudistas. Em nenhum momento é feita uma análise pessoal e ou indicações e avaliações de mérito, dado que o edital estabelece claramente os requisitos exigidos.