Escola com palestras, fóruns de debate e atividades práticas tem inscrições abertas até 15 de setembro

A governança, entendida como gestão no mais alto nível das nações, implica tomadas de decisão de alto risco e incerteza, além de envolver conflitos de interesse. A ciência para governança, que pode também ser chamada de “ciência com consciência” ou “pensamento complexo”, é diferente da ciência cotidiana e pode recorrer à modelagem matemática, ainda que com limitações, para o desenvolvimento de uma compreensão mais aprofundada. Esse é o cerne da School on Mathematical Modeling and Governance (Escola de Modelagem Matemática e Governança) que o ICTP-SAIFR promove de 30 de outubro a 3 de novembro.

O curso em inglês é organizado por Claudia Pio Ferreira, do Instituto de Biociências da Unesp; Marcelo Kuperman (Argentina), da Comissão Nacional de Energia Atômica e do Instituto Balseiro; Christian E. Schaerer (Paraguai), da Faculdade Politécnica da Universidade Nacional de Assunção; e Hernan G. Solari (Argentina), da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade de Buenos Aires e do Instituto de Física de Buenos Aires.

Os temas da escola, que acontece no Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp, incluem epistemologia, processos estocásticos e teoria de jogos. A programação é constituída por palestras ministradas pelos organizadores; fóruns de debate com convidados internacionais nas áreas de Antropologia, Biologia, Ecologia, Entomologia e Filosofia; e atividades práticas de resolução de problemas específicos. A participação ativa dos alunos será incentivada em todos os momentos.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário online até 15 de setembro. Há uma verba limitada para solicitação de ajuda de custo.

Sobre o ICTP-SAIFR

O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) é um centro internacional criado na cidade de São Paulo por meio de uma colaboração entre o Centro Internacional de Física Teórica (ICTP) em Trieste, na Itália, o IFT-Unesp e a Fapesp. Suas atividades incluem pesquisa em Física Teórica e suas aplicações, bem como treinamento para alunos de pós-graduação. O ICTP-SAIFR também promove divulgação científica e ações de extensão junto a professores e estudantes de Ensino Médio e público geral. Mais informações estão disponíveis no site ictp-saifr.org.

Serviço

Data: 30 de outubro a 3 de novembro de 2023

Local: IFT-Unesp (Rua Jornalista Aloysio Biondi, 120 – Bloco II – Barra Funda – São Paulo/SP)

Prazo para inscrições: 15 de setembro de 2023

Valor: gratuito; participantes podem solicitar ajuda de custo

Realização: ICTP-SAIFR

Para outras informações, acesse.