FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

O RCGI é CPE constituído com apoio da FAPESP e da Shell e sede na Poli-USP (foto: RCGI)

– Com informações da Fapesp 

Bolsistas trabalharão em projetos de análise de dados quantitativos, ecologia, engenharia florestal e sensoriamento remoto

Com informações da Agência FAPESP – O Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) está com inscrições abertas até 29 de dezembro para três oportunidades de pós-doutorado com bolsa da FAPESP.

O RCGI é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído com apoio da FAPESP e da Shell e sede na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

O candidato de uma das vagas deve possuir doutorado em áreas relacionadas a floresta, biologia, ecologia ou sensoriamento remoto. A segunda oportunidade exige doutorado em áreas relacionadas a ecologia, engenharia florestal, física, geografia física, ciências ambientais ou sensoriamento remoto.

As duas oportunidades requerem habilidades e experiência com análise de dados quantitativos, estatística e modelagem, experiência com análise de dados espaciais e experiência com linguagens de programação.

Para a terceira oportunidade, é necessária formação preferencial em geografia física, engenharia florestal ou ambiental. Outras áreas das ciências naturais ou exatas podem ser aceitas dependendo da experiência do candidato. Além disso, a vaga requer conhecimentos de programação em R, MatLab ou Python, formação em nível de pós-graduação em sensoriamento remoto ou sistemas de informação geográfica, com domínio dos softwares ENVI, ARGIS ou QGIS, e conhecimento do arcabouço teórico e das técnicas para monitoramento de florestas tropicais intactas e secundárias por sensoriamento remoto.

Mais informações sobre as vagas e as inscrições em: www.fapesp.br/oportunidades/6604/, www.fapesp.br/oportunidades/6605/ e www.fapesp.br/oportunidades/6606/.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 9.047,40 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.