
Implantado em 2004, o Programa Poli Cidadã tem como objetivo estimular alunos e professores a realizar projetos sociais e estreitar a relação da Universidade com a sociedade
O que é o programa Poli Cidadã?
O Programa Poli Cidadã é um Programa instituído na Escola Politécnica (Poli) da USP e tem seus projetos e atividades realizados prioritariamente por estudantes de graduação e de pós-graduação dos diferentes cursos de engenharia, sempre com orientação dos professores. A Comissão gestora do Programa é composta por docentes, funcionários e alunos da Poli, que participam em caráter voluntário.
Como foi criado?
O Programa Poli Cidadã foi criado em 2004 por uma portaria da Diretoria da Escola Politécnica, que instituiu a Comissão de Projetos com Responsabilidade Social. A Comissão faz a gestão, define e operacionaliza ações e atividades do Programa. Sua composição contou com docentes que representavam as quatro grandes áreas das habilitações de engenharia oferecidas na graduação, somados à participação de funcionários e discentes.
Quais os objetivos e metas do programa?
O Programa Poli Cidadã tem como objetivo central participar da formação dos estudantes de Engenharia da Poli, ampliando sua sensibilidade para demandas sociais, especialmente aquelas relacionadas à realidade do Brasil. Ele tem uma ação central educativa, que busca a transformação dos estudantes por meio do processo de desenvolvimento de projetos e/ou atividades que envolvem tecnologia e que possibilitem os alunos também a colocarem em prática suas habilidades pessoais aplicadas às demandas sociais.
Qual a sua importância para a Poli?
O Programa pretende colaborar na formação da dimensão social dos alunos por meio da realização de projetos e atividades. O poli cidadã incentiva processos educativos com a ampliação do senso de solidariedade e de responsabilidade social, e desta forma aproximando Universidade e sociedade.
Localização
Acesso Rápido
Formando Engenheiros e Líderes
© 2024 Escola Politécnica da USP