FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

O Poli Recicla acredita que compartilhar conhecimentos e experiências na área de gestão de resíduos é de extrema importância para alcançar o objetivo de melhoria da qualidade ambiental. Pensando nisso, estamos sempre buscando realizar projetos e ações junto à comunidade politécnica.

Veja abaixo alguns de nossos projetos e ações: 

Distribuição de Canecas para a Comunidade Politécnica

Visando diminuir o uso de copos plásticos por alunos, professores e funcionários da Escola Politécnica, o Poli Recicla fornece gratuitamente canecas reutilizáveis de material durável. 

                                                                                                                                       Canecas distribuídas à comunidade politécnica 

                                                                                                                               Ainda não tem a sua? Entre em contato com a gente!

                                                                                                                                      E-mail: recicla.poli@usp.br

                                                                                                                                          Telefone: (11) 3091-5517

                                                                                                                               Endereço: Escola Politécnica da USP

                                                                      Avenida Prof. Luciano Gualberto, 380, Travessa 3 – Prédio da Administração, Cidade Universitária, São Paulo -SP

                                                                                                                                    facebook.com/polireciclausp

                                                                                                                                    @poli.recicla

Treinamento da Equipe de Limpeza

A Escola Politécnica demonstra um compromisso claro com a cultura sustentável, e assume a responsabilidade pelo desenvolvimento de boas práticas relacionadas à gestão de resíduos. Nesse contexto, o programa Poli Recicla organiza um treinamento para a equipe de limpeza anualmente. E porque todo ano? Sabe-se que por vezes temos uma rotatividade na equipe e além disso a Educação ambiental é um instrumento de reflexão das pessoas no processo de mudança de atitudes em relação ao correto descarte do resíduo e à valorização do meio ambiente.

O objetivo principal foi reorientar a equipe sobre o manejo adequado dos resíduos gerados na Escola, promovendo tanto a destinação ambientalmente responsável desses materiais, quanto a segurança dos funcionários. O treinamento tem duração aproximada de 2 horas e incluiu atividades interativas, que envolveram ativamente os participantes. Além de fornecer orientações detalhadas, o evento permite esclarecer dúvidas, ouvir sugestões e abordar casos comuns enfrentados na rotina de trabalho. 

Nos treinamentos buscamos construir uma relação de maior proximidade entre os funcionários e a equipe do Poli Recicla, fator fundamental para o sucesso da gestão de resíduos da Escola. No final, os participantes recebem certificados de participação como reconhecimento pela presença.

 

Dinâmicas interativas com funcionários da empresa de limpeza da Escola Politécnica da USP

Funcionários da empresa de limpeza da Escola Politécnica da USP com o certificado de participação do treinamento do Poli Recicla.

Educação Ambiental para Crianças

O Poli Recicla e o grupo de extensão Poli Social participaram de uma ação conjunta em maio de 2019, na Escola Municipal Professor Roberto Mange, localizada na Zona Oeste de São Paulo, durante a III Semana Social promovida pela Poli Social, cujo tema era sustentabilidade. Com o objetivo de abordar temas de educação ambiental diversas atividades foram promovidas, entre elas um “Caça ao tesouro” com resíduos. Nessa prática, os alunos buscaram pela escola uma variedade de resíduos, e, ao fim, realizaram a separação entre resíduos recicláveis e não recicláveis.

A ação contou com 20 alunos voluntários da Escola Politécnica, e cerca de 48 crianças participaram. Confira o relatório detalhado da ação aqui.

Equipe Poli Recicla e Poli Social na Escola Municipal Professor Roberto Mange

Conversa com Entidades Acadêmicas

Em decorrência de irregularidades encontradas em diversos prédios, surgiu este projeto cujo intuito é promover a conscientização entre os alunos, explicando rapidamente como funciona o gerenciamento de resíduos na Escola Politécnica. Foram marcadas reuniões entre os meses de agosto e outubro de 2019 com todos os Centros Acadêmicos localizados na Cidade Universitária, Grêmio, Atlética e alguns grupos de extensão, nas quais foram relatadas as principais consequências do descarte incorreto e como cada grupo em questão poderia colaborar com o processo.

Ao total, foram realizadas 12 reuniões.

Equipe Poli Recicla com os Centros Acadêmicos da Ambiental e Elétrica, respectivamente

Visitas Técnicas

O Poli Recicla realiza visitas técnicas com o intuito de integrar o conhecimento teórico com o prático, por meio de vivências em diversos locais que realizam trabalhos relacionados ao escopo do programa.

Com o intuito de expandir o conhecimento sobre as diversas opções de encaminhamento de resíduos, o Poli Recicla realizou uma visita técnica à Central de Triagem Mecanizada “Carolina Maria de Jesus” em fevereiro de 2018. Na visita, foi apresentado o sistema de automatização usado na estação. Este utiliza tecnologia europeia e permite a separação de até 250 toneladas de materiais por dia, através de sistema de esteiras, controle computadorizado e agentes ambientais. Ao término do processo, os materiais encontram-se enfardados e prontos para transporte, comercialização e remessa às indústrias de transformação pela Municipalidade.

Esteira de triagem de materiais recicláveis da Central de Triagem Mecanizada.

A Escola Politécnica abrange oito edifícios no campus São Paulo, além da unidade Poli Santos e CEPEMA (Centro de Capacitação e Pesquisa, Educação e Meio Ambiente). O Poli Recicla é responsável pelo gerenciamento dos resíduos, dessa forma realiza visitas técnicas a fim de averiguar o acondicionamento dos resíduos,  estudar possíveis soluções para melhorar a coleta e destinação dos resíduos destes locais. Visto isso, em outubro de 2018, o Poli Recicla visitou a Poli Santos e CEPEMA, com o intuito de conhecer e se aproximar de tais unidades.

Prédio do CEPEMA em Cubatão e Edifício Cesário Bastos, sede da Poli Santos.

Em novembro de 2018, o Poli Recicla realizou uma visita técnica ao incinerador da empresa Essencis, com a turma de Engenharia Ambiental, organizada pela Professora Wanda Günther da Faculdade de Saúde Pública da USP. 

O equipamento tem a capacidade de incinerar 800 kg de resíduos por dia, incluindo sólidos, pastosos e líquidos. Este método é o mais eficiente para os resíduos perigosos, como os químicos, pois a matéria é desintegrada de forma controlada sem produzir grandes danos ao meio ambiente.

 

Tendo em vista o grande aumento do uso de cápsulas de café e sua consequente geração de resíduos, o Poli Recicla agendou uma visita técnica no Centro de Reciclagem da Nespresso® em dezembro de 2018. Com a visita, o Poli Recicla pôde compreender o processo de reciclagem da cápsula de alumínio e toda a logística necessária para sua realização.

Equipe Poli Recicla no Centro de Reciclagem da Nespresso.

A fim de entender melhor todo o processo pós coleta dos resíduos gerados em nossa Escola, o Poli Recicla realizou uma visita técnica com a empresa LOGA, na unidade de transbordo e triagem, em junho de 2019. A LOGA é responsável pela coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos domiciliares na região Central e zonas Norte e Oeste da Cidade de São Paulo.

Equipe Poli Recicla na unidade de transbordo e triagem da LOGA.

Com o desejo de compreender o ciclo de vida dos resíduos gerados pela comunidade politécnica e entender o processo de reciclagem de garrafas PET, o Poli Recicla, em julho de 2019, visitou a empresa Global Pet, em São Carlos. Ela produz mensalmente 1.500 toneladas de resina PET-PCR e recicla até 26 Kton/ano de garrafas PET e flakes de PET, sendo a primeira no Brasil a registrar seu produto na Resolução RDC 20/08 da ANVISA, que formaliza regras para a produção, comercialização e uso de resina PET-PCR na fabricação de embalagens que ofereçam contato direto com alimentos, sendo, portanto, uma empresa renomada e reconhecida.

Equipe Poli Recicla na empresa Global Pet, em São Carlos.