Formando Engenheiros e Líderes

Diretora

Anna Helena Reali Costa​

Diretora da Escola Politécnica na gestão 2026-2030

A professora Anna Helena Reali Costa​ é a diretora da Escola Politécnica (Poli) da USP na gestão 2026 a 2030.

É professora titular do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) da Escola Politécnica da USP. Com mais de 35 anos de trajetória na academia e na inovação tecnológica, atua em inteligência artificial e em robótica autônoma.

Desde 2017 dirige o Centro de Ciência de Dados (C2D), parceria com Itaú-Unibanco, é pesquisadora do Centro de Inteligência Artificial (C4AI, um CPA da FAPESP-USP-IBM), do Instituto Nacional de Inteligência Artificial (IAIA, um INCT/CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Inteligência Artificial Responsável (TILD-IAR, um INCT/CNPq), além de ser Pesquisadora Principal do OTIC – Centro de Inovação em Tecnologia Offshore (um CPA FAPESP-USP-SHELL).

Orientou 26 mestres e 16 doutores até o momento; publicou mais de 50 artigos em periódicos de circulação internacional e mais de 200 em eventos e capítulos de livros, tendo recebido mais de 3400 citações (índice h=30 no Google Scholar). Publicou pela Morgan Claypool Publishers o livro Transfer Learning for Multiagent Reinforcement Learning Systems.

É bolsista de produtividade em pesquisa (PQ-2/CNPq), É Conferencista Sênior em Robótica da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e editora associada dos periódicos Engineering Applications of Artificial Intelligence e Machine Learning and Knowledge Extraction.

Tem atuado também na governança acadêmica: presidente da CERT (Comissão Especial de Regime de Trabalho da Reitoria, 2023-2025), membro do Conselho Técnico e Científico do Venturus Centro de Inovação Tecnológica (2023-atual), membro do Comitê Gestor da Comissão Especial de Inteligência Artificial (CE-IA) da SBC (2023-atual) e representante da Engenharia de Computação na Comissão de Educação da SBC (2007-2011). É membro do IEEE, da SBC e do AAAI.

Sua atuação em gestão inclui a vice-chefia (2014-2016) e chefia do Departamento de Engenharia da Computação e Sistemas Digitais (2016-2019), período em que unificou os cursos existentes no PCS em uma única habilitação em Engenharia de Computação, hoje o curso com ingresso mais concorrido da Poli, e ainda promoveu reformas estruturais que modernizaram a infraestrutura e salas de aula, elevando a qualidade do curso. Foi vice-coordenadora (2011-2013) e coordenadora (2013-2016) do maior programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica do Brasil, o PPGEE da Poli.

Participou ativamente de iniciativas estratégicas, como a elaboração da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA) junto ao MCTI (2023-2025), o IFAC Technical Committee on Intelligent Autonomous Vehicles (2007-2016), e o Comitê Técnico de Robótica da Sociedade Brasileira de Automática (SBA).

Com pós-doutorado na Carnegie Mellon University (EUA), doutorado-sanduíche no Institut für Prozessrechentechnik und Robotik (IPR) da Universidade de Karlsruhe (Alemanha), doutorado e mestrado em Engenharia Elétrica (PPGEE/USP e FEI, respectivamente), graduação em Engenharia Elétrica (FEI) e formação em Técnica em Eletrônica (ETI Lauro Gomes, São Bernardo do Campo, SP), destaca-se por sua atuação pioneira na robótica móvel inteligente no Brasil: organizou a 1a. Copa Brasil de Futebol de Robôs na Poli em 1997 e foi coordenadora do time Guaraná, vice-campeão mundial da RoboCup de 1998, em Paris, França.

Ao longo de sua carreira, sempre buscou aliar excelência acadêmica, experiência em grandes parcerias institucionais e compromisso com o avanço da Engenharia, da Computação e da Inteligência Artificial, reunindo assim credenciais para liderar a Escola Politécnica em um projeto de inovação e impacto social.