FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Engenheiras e politécnicas: ex-alunas da Poli-USP trazem debate sobre diversidade para evento de aniversário da Escola

O Clube Minerva, parte da Associação dos Engenheiros Politécnicos, está atuando na organização e transmissão dos eventos online em comemoração aos 127 anos da Escola

O aniversário de 127 anos da Escola Politécnica (Poli) da USP está reunindo diversos grupos da Escola em prol da celebração. O Clube Minerva, entidade formada por engenheiras da Poli, está colaborando de diversas formas para a realização do evento. Dentre as atividades desempenhadas pelas integrantes do clube, além da organização do evento, está promoção de uma palestra com a divulgação da palestra com a convidada Camila Achutti, fundadora e CEO da MasterTech, que estará presente no painel do Clube Minerva no domingo (23/8), a partir das 18h. 

 

O Clube Minerva é uma iniciativa da Associação de Engenheiros Politécnicos (AEP) composta por politécnicas que acreditam que diversidade, em especial a equidade de gêneros em posições de liderança no mercado profissional, promove ambientes mais equilibrados, eficientes, inovadores e harmoniosos, trazendo mais crescimento para a humanidade. A engenheira e membro do Clube Minerva, Heloisa Carvalho, completa que a missão do grupo é “promover, por meio da tecnologia, acesso a informações e pessoas que defendem a criação de condições que viabilizem a igualdade de gêneros nos ambientes profissionais das carreiras STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), unindo, incentivando e inspirando mulheres e homens”. 

 

A ideia de trazer Camila Achutti ao evento surgiu com a intenção de se aproximar de um grupo mais jovem de engenheiras e de trazer, assim, outra história de sucesso que não seja somente relacionada a carreiras corporativas tradicionais. “Ela é super empreendedora! E é essencial colocar luz nesta possibilidade de carreira para mostrar que existem outros caminhos nos dias atuais”, comenta Heloisa sobre a escolha. 

 

Como um grupo fundado dentro da AEP com o objetivo de dar foco a equidade de gêneros nas carreiras STEM, as integrantes estavam desde o começo do ano mapeando politécnicas com histórias interessantes para contar. Heloisa Carvalho conta que quando falaram sobre a agenda do Dia da Poli, a Camila Archutti foi o nome mais natural, porque além de ser politécnica, sua carreira começou defendendo a equidade de gêneros, assunto que permanece em sua pauta até hoje, além da trajetória de sucesso da cientista da computação, que atualmente faz doutorado na Poli.

 

Heloisa Carvalho conta que as mulheres do Clube Minerva estão ajudando na divulgação do evento como um todo e participando do backstage para garantir a transmissão das lives no canal do Youtube da Poli e nas redes sociais, além de atuar também na apresentação do evento. “Nossas voluntárias estão participando de toda a organização do evento, trazendo as novas tecnologias disponíveis para que o evento aconteça e tenha uma identidade visual bem bacana para quem estiver assistindo” diz a engenheira.

 

O grupo que está envolvido com a divulgação, organização e transmissão do evento inclui as engenheiras Adriana Kazan, Barbara Dariano, Beatriz Mazzini, Carla Belitardo, Fabiana Suarez, Heloisa Carvalho, Marcelle Herescu, Renata Sousa e Stella Vieira. Além de contribuir com a live de aniversário da Poli, o Clube Minerva promove eventos e debates durante o ano todo. Saiba mais sobre a entidade no site e nas suas páginas nas redes sociais

Print Friendly, PDF & Email