“Colóquio 10 anos da rede 6+5”

deve discutir a importância da internacionalização na formação dos engenheiros

A Escola Politécnica da USP realizará, nos dias 3 e 4 de dezembro de 2012, o Colóquio internacional “10 anos da rede 6 + 5: a importância da internacionalização da formação de engenheiros no Brasil e na França”. A rede 6+5 é constituída por seis instituições de ensino brasileiras e cinco francesas, e foi criada em 2002 com o intuito de fomentar o intercâmbio de alunos brasileiros para Escolas francesas, por meio de programas de internacionalização voltados para alunos de graduação em engenharia. O evento marca o décimo aniversário da criação da rede, e deve reunir diretores e pró-reitores das instituições brasileiras e francesas integrantes.

As seis instituições de ensino brasileiras que estabeleceram estes acordos são a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). As Ecoles Centrales da França envolvidas eram a Ecole Centrale de Paris, a Ecole Centrale de Nantes, a Ecole Centrale de Lille e a Ecole Centrale de Lyon. Posteriormente, ao ser criada a Ecole Centrale de Marseille, ela passou a integrar esta rede, hoje conhecida como a rede 6+5.

Segundo os organizadores, além de comemorar os 10 anos deste acordo entre as universidades, o evento será um momento para se realizar um balanço e uma avaliação do projeto, a fim de propor melhorias e a sua ampliação. “Ao longo destes 10 anos, centenas de alunos de graduação das universidades brasileiras e dezenas de estudantes das escolas francesas da rede 6+5 participaram dos programas de duplo diploma existentes entre elas. Estes programas estão hoje estabelecidos, e o relacionamento entre as escolas da rede bastante sólido e fundamentado. Os 10 anos de vida da rede 6+5 possibilitam que agora se faça a avaliação de seu papel na formação dos engenheiros que dele participaram e, sobretudo, da sua contribuição à indústria no Brasil e na França”, explica o professor Henrique Lindenberg Neto, do Departamento de Estruturas e Geotécnica da Poli/USP.

A programação do colóquio prevê a apresentação de um histórico da internacionalização dos cursos de graduação em engenharia na França e no Brasil, expor um balanço de 10 anos de atividades da Rede 6+5, e discutir o papel da Internacionalização na formação de engenheiros na França e no Brasil. O evento também pretende propor a ampliação da abrangência do programa, estendendo-o ao âmbito da pesquisa e desenvolvimento, tanto no meio industrial como acadêmico.

A organização do Colóquio espera reunir não só professores e alunos das instituições envolvidas, mas também os engenheiros que participaram dos programas de duplo diploma da rede 6+5, industriais, membros de órgãos públicos relacionados com a formação de engenheiros e membros do corpo diplomático.

Segundo o professor Henrique Lindenberg Neto, estes primeiros programas de duplo diploma em engenharia entre instituições brasileiras e estrangeiras teve uma enorme importância para o Brasil, uma vez que este deu origem às dezenas de outros programas de duplo diploma e de intercâmbio em engenharia hoje existentes no país, não apenas com instituições de ensino da França, mas de inúmeros países da Europa, das Américas e demais continentes.

O programa do evento está disponível no link http://ow.ly/fBBfJ. As inscrições podem ser feitas pelo link http://ow.ly/fBBpR.

Colóquio 10 anos da rede 6+5

Data: 3 a 4 de dezembro de 2012

Hora: 8h às 18h

Local: Auditório Francisco Romeu Landi, no prédio da Administração da Escola Politécnica.

Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3 nº 380 – CEP 05508-010 – São Paulo – SP