FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Projetos globais de veículos, desenvolvidos por alunos de diversos países, com a coordenação da Poli-USP, colaboram

para a educação da engenharia no mundo

O Programa PACE – Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education, da General Motors mundial, voltado para a educação em engenharia e que tem a participação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), acaba de receber importante prêmio nos Estados Unidos – o Excellence In Engineering Education Collaboration Award, concedido pela ASEE – American Society of Engineering Education. A entidade reconheceu o sucesso dos projetos globais de veículos, que envolvem estudantes de engenharia de vários países, e a iniciativa de promover competição saudável entre eles, colaborando para o desenvolvimento da futura geração de engenheiros. A cerimônia de entrega do prêmio será no dia 6 de fevereiro, na cidade de Phoenix, Arizona.

O premiado Global Vehicle Development Project é coordenado mundialmente, desde 2009, pelo professor Marcelo Alves, do Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP. Na prática, o Global Project funciona assim: as universidades participantes do PACE recebem o desafio de desenvolver um novo veículo global. Os grupos são formados por alunos de países diferentes – cada escola de engenharia é responsável por um subsistema. No fórum anual do PACE, os universitários se encontram para apresentar o veículo completo.

Para o projeto 2012-2013, o desafio é o desenvolvimento de um dispositivo portátil para o auxílio no deslocamento pessoal. A Poli-USP é a “host school”, que, além de gerenciar a equipe, será o local onde será construído o protótipo funcional, com a colaboração das demais universidades do time, que são dos EUA, México e China.  

O Brasil é o único país da América do Sul que participa do PACE – a Poli-USP ingressou em 2005 como a primeira escola brasileira selecionada pelo Programa (e foi a única até setembro de 2012). Há também importantes universidades dos EUA, Canadá, Alemanha, Coréia do Sul, entre outros países. Elas recebem “software” e laboratórios, montados pela GM e seus parceiros, com estações de trabalho semelhantes às utilizadas pelas empresas do setor automotivo. A Poli-USP possui quatro laboratórios equipados pelo Programa, com mais de 100 estações de trabalho e “software” para Computer Aided Design (CAD), Computer Aided Manufacturing (CAM) e Computer Aided Engineering (CAE), aplicados para conceber, projetar e manufaturar veículos. 

Informações sobre o Programa PACE e a participação da Poli-USP estão nos sites www.pacepartners.org   e  www.paceepusp.wordpress.com

30/jan/2013

Informações para imprensa: Célia Domingues

scopus@uol.com.br“>scopus@uol.com.br – (11) 5641-0690 


Print Friendly, PDF & Email