São disciplinas de curta duração voltadas para engenheiros e arquitetos da
área de produção de edifícios de construtoras e empresas de projeto.

O curso de pós-graduação em “Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios”, oferecido pelo Programa de Extensão Poli-Integra/FDTE, está com inscrições abertas para quatro novas disciplinas de atualização profissional: “Tecnologia de processos construtivos de alvenaria estrutural”; “Inovação tecnológica na produção de edifícios”; “Integração entre sistema de produção e negócios de real estate”; e “Desafios atuais da produção de edifícios: como superá-los”.

Com duração de 24 horas, as disciplinas são compostas por oito aulas semanais, ministradas das 19h30 às 22h30, nas dependências da Escola Politécnica da USP, em São Paulo. Voltadas para engenheiros e arquitetos que atuam na área de produção de edifícios em construtoras ou empresas de projeto, as disciplinas visam atualizar esses profissionais sobre temas atuais e emergentes, de forma rápida, aprofundada e focada.

Na disciplina “Tecnologia de processos construtivos de alvenaria estrutural” um dos tópicos a serem abordados é a norma técnica de projeto, execução e controle de alvenaria estrutural de blocos de concreto, que passou recentemente por modificação. “As informações são úteis tanto para profissionais que já dominam a alvenaria estrutural como para aqueles que desejam conhecer as técnicas de projeto e execução de obras”, afirma o Dr. Francisco Ferreira Cardoso, coordenador acadêmico do curso e professor da Escola Politécnica da USP. Com início no dia 25 de fevereiro, as aulas serão ministradas pelo arquiteto Carlos Alberto Tauil em conjunto com o Dr. Luiz Sérgio Franco, professor da Politécnica.

Na disciplina “Inovação tecnológica na produção de edifícios” o objetivo é que os participantes dominem o conceito de inovação e sejam agentes de transformação na cadeia de produção de edifícios. Serão discutidos conceitos de inovação e seus obstáculos, além de ser feita uma avaliação crítica das novas tecnologias vigentes no mercado mundial à luz dos requisitos e critérios de desempenho apresentados pela norma ABNT NBR 15575. As aulas começarão no dia 6 de março e serão ministradas pelo engenheiro Alexandre Amado Britez, da construtora Cyrella, e pela Dra. Mercia Barros, coordenadora acadêmica adjunta do curso e professora da Politécnica.
          “Integração entre sistema de produção e negócios de real estate” é uma disciplina inédita. Seu objetivo é possibilitar que profissionais envolvidos no processo de produção de edifícios conheçam como são tomadas as decisões e elaboradas as estratégias de negócios imobiliários. Combina a visão conceitual e de comportamento do mercado de quem analisa os negócios do real estate com a do responsável pela produção, nas etapas iniciais dos empreendimentos – cuidados técnicos na compra do terreno, análise de risco da construção, análise do projeto visando produtividade, implantação, concessionárias, cronograma macro etc. Com início no dia 29 de abril, as aulas serão ministradas pelo Dr. Cláudio Alencar, professor da Escola Politécnica, e o engenheiro Jorge Batlouni Neto, da construtora Tecnum.

Já nas aulas da disciplina “Desafios atuais da produção de edifícios: como superá-los”, também inédita no mercado, serão discutidos problemas atuais vividos pela direção técnica e pela gerência de produção e as formas de solucioná-los: construção em terrenos complexos e de difícil acesso, coordenação de projetos e implantação do BIM, diminuição dos prazos de obras, expansão geográfica e qualificação de fornecedores, escolha das tecnologias construtivas, dentre outros. “As experiências dos professores serão trazidas, assim como os alunos serão convidados a apresentarem as suas, gerando uma discussão sinérgica”, destaca Cardoso, que ministrará essa disciplina juntamente com o engenheiro Mário Rocha Neto, com experiência profissional de mais de 30 anos na produção de edifícios e na direção técnica e superintendência de uma das maiores construtoras do País. As aulas começarão no dia 30 de abril.
          Inscrições – As disciplinas podem ser cursadas de forma avulsa e têm disponibilidade de 20 vagas cada para o público externo ao curso. O investimento em cada uma delas é de R$ 1.500,00. Os aprovados receberão diploma da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia – FDTE.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3814-1988, pelo site http://www.fdte.org.br/index.php/cursos/pos-graduacao-mba-usp/112 ou pelo e-mail educa%C3%A7%C3%A3o@fdte.org.br“>educação@fdte.org.br.