“GLOBAL ITV”, consórcio entre universidades brasileiras e instituições europeias, busca soluções para a convergência da TV com a Internet, tendo como foco a interatividade e interoperabilidade entre sistemas do Brasil e da União Europeia

No próximo dia 14 de abril, às 17h30, o CITI/USP – Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas da Universidade de São Paulo – realizará a cerimônia de lançamento, no Brasil, do projeto GLOBAL ITV. A cerimônia faz parte da programação do segundo encontro internacional do grupo de pesquisadores do projeto e será realizada no Auditório Professor Romeu Landi, na Escola Politécnica da USP. O evento é aberto ao público geral e à imprensa. Devem compor a mesa oficial os coordenadores do projeto no Brasil e na Europa, além de autoridades da Diretoria da Escola Politécnica da USP. O evento terá também transmissão pela IPTV USP. O encerramento da cerimônia contará com a participação do CoralUSP, sob regência de Marcia Hentschel, que irá apresentar um repertório de canções brasileiras, com temas de Tom Jobim, Caetano Veloso e Luiz Gonzaga.

O projeto GLOBAL ITV foi contemplado na 2ª Chamada Brasil-EU nº 13/2012 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que integra o Programa de Cooperação Brasil-União Europeia em parceria com o Seventh Framework Programme (FP7). Intitulado de Global ITV: interoperabilidade de sistemas de TV interativos e híbridos: uma nova proposta de avanço para o futuro, tem o objetivo de desenvolver uma plataforma de TV que propicie aos usuários novas funcionalidades e serviços multimídia e que explore as potencialidades dos modelos de radiodifusão terrestre e de Internet de forma conjunta e interoperável. O projeto busca também conciliar o legado regional dos sistemas de TV Digital do Brasil e da União Europeia, bem como desenvolver modelos de negócio para mercados mundiais a partir das tendências das SmartTV, além de serviços de utilidade pública. O projeto reúne 17 instituições parceiras, entre universidades e empresas brasileiras e europeias (ver lista abaixo).

Durante a cerimônia de abertura, o público presente deve ser apresentado às várias fases do projeto. Durante 2 anos, serão elaborados estudos e protótipos, além de aplicações e serviços que serão validados por testes técnicos e de usabilidade com públicos de diferentes regiões do Brasil e da Europa. Além dos coordenadores brasileiros do projeto, Dr. Marcelo Knörich Zuffo e Dr. Moacyr Martucci, estará presente o coordenador do lado europeu Dr. Ralf Neudel, da IRT (Institut fuer Rundfunktechnik, Alemanha), além de representantes de quatro instituições europeias parceiras. O primeiro encontro do projeto ocorreu em Munique na Alemanha, emjaneiro de 2014. Desta vez no Brasil, na USP, os pesquisadores brasileiros e internacionais devem se reunir para discutir estratégia relacionadas à continuidade e andamento do projeto.

No cenário desafiador da convergência tecnológica na área de radiodifusão e banda larga, o projeto busca desenvolver sistemas interativos para TV Digital que possam ser compatíveis com outros sistemas desenvolvidos no mundo. “Hoje em dia, os sistemas de TV Digital são restritos a mercados regionais, como o próprio Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre, o ISDB-Tb”, explica Dr. Marcelo Knörich Zuffo, coordenador do projeto no lado brasileiro. “Com isso, espera-se que seja criado o alicerce para uma plataforma global interoperável”, destaca o professor Dr. Moacyr Martucci, líder da USP no Consórcio.

Parceiros europeus e brasileiros envolvidos no desenvolvimento do projeto:

Institut fuer Rundfunktechnik GmbH, IRT (Alemanha)
Aqua-Consult Ingenieros, S.L. – A-CING (Espanha)
Fraunhofer-Gesellschaft zur Förderung der angewandten Forschung e.V. – FRAUNHOFER (Alemanha)
TDF – TDF (França)
Retevisión – AbertisTelecom – RETEVISION (Espanha)
Symelar Innovación SLU – SYMELAR (Espanha)
European Broadcasting Union – EBU (Suíça)
World Wide Web Consortium at GEIE ERCIM- W3C (França)
Universidade de São Paulo – USP (Brasil)
Universidade Católica de Brasília – UCB (Brasil)
Universidade Federal do Pará – UFPA (Brasil)
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP (Brasil)
Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico – LSI-TEC (Brasil)
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (Brasil)
Universidade Federal do ABC – UFABC (Brasil)
Rede Bandeirantes de Televisão – BAND TV (Brasil)
HXD Interactive Television – HXD (Brasil)

Serviço

Evento: Cerimônia de abertura do 2° Encontro Internacional de Pesquisadores do GLOBAL ITV.
Data e Horário: 14 de abril de 2014, segunda-feira, às 17h30.
Local: Auditório Professor Romeu Landi, na Escola Politécnica da USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380, Cidade Universitária, São Paulo, SP).

Transmissão pela IPTV USP:

Contato para imprensa:

Luiza

Global iTV
Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas (CITI-USP)
11 3091-4248 | 11 986847754
globalitv@lsi.usp.br