Das 16 propostas selecionadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pelo British Council para apoiar a realização de workshops em parceria com instituições do Reino Unido, duas são da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP). Os workshops receberão apoio financeiro para reunir jovens cientistas de ambos os países com foco em futuras parcerias de pesquisa.

Um dos workshops será coordenado pelo diretor da Poli, José Roberto Castilho Piqueira, professor do Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle. Do lado Britânico, a coordenação será de Murilo da Silva Baptista, da Universidade de Aberdeen. Serão abordados os desafios da pesquisa em sistemas complexos na área da Física e da Dinâmica (área da Mecânica que estuda o movimento de um corpo e as causas do movimento) para aplicação tecnológica.

O outro workshop será coordenado por Marcílio Alves, professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Poli, em parceria com Qingming Li, da Universidade de Manchester.  “Vamos tratar de modelamento de estruturas sujeitas a cargas dinâmicas, com ênfase especial na parte de segurança veicular”, explica Alves. Desta iniciativa participam também as universidades de Liverpool, de Cambridge e a Unicamp.

Seleção de pesquisadores – A Poli vai organizar um processo de seleção, com análise de currículos, dos pesquisadores interessados em participar dos workshops. “Em geral, os pesquisadores mais experientes já tiveram a oportunidade de participar e de apresentar trabalhos de congressos. Por isso, neste evento, iremos privilegiar pesquisadores em início de carreira”, explica Piqueira.

Até 40 pesquisadores poderão participar de cada workshop: os dois coordenadores do evento, do Reino Unido e do Estado de São Paulo; quatro mentores, dois do Reino Unido e dois do Estado de São Paulo; e 34 jovens pesquisadores, sendo até 17 do Reino Unido e 17 de São Paulo. Ambos os workshops estão previstos para serem realizados em março de 2015. Os detalhes do processo de seleção serão definidos posteriormente.