Prazo final para alunos se inscreverem e poderem apresentar suas pesquisas é 10 de agosto. Orientadores têm até dia 12 para validar as inscrições.

Estudantes de graduação da Escola Politécnica, das demais unidades da Universidade de São Paulo (USP) e externos à instituição têm até esta segunda-feira, 10 de agosto, para inscrever seus trabalhos no 23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP). A data limite para que os orientadores dos trabalhos validem as inscrições dos alunos no sistema é 12 de agosto. O SIICUSP é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. As inscrições devem ser feitas no endereço https://uspdigital.usp.br/siicusp/.

Vale lembrar que bolsistas do programa de iniciação científica da USP (PIC-USP) financiados pelo CNPq, Santander e Reitoria da USP são obrigados a apresentar sua pesquisa no Simpósio, de acordo com as regras estabelecidas no edital conjunto da agência de fomento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e USP.

O formulário de inscrições deste ano foi aperfeiçoado. Entre os aspectos que os estudantes devem levar em consideração para o preenchimento correto do mesmo está a inserção do resumo do projeto, que não deve passar de uma página.

A inscrição no evento é aberta, ou seja, os estudantes não precisam ser da USP ou orientados por docentes da instituição. A única exigência é que estejam na graduação e tenham uma pesquisa de iniciação científica em fase adiantada de conclusão ou concluída entre 2014 e este ano.

“Participar do SIICUSP é uma oportunidade única para os estudantes aprenderem coisas novas, praticarem a comunicação, exercendo uma habilidade cada vez mais importante no mundo profissional, e enriquecerem o próprio currículo”, destaca Maria Inês Piffer, assistente técnica de Pesquisa, Cultura e Extensão da Poli.

Desde o ano passado, o SIICUSP mudou de formato e tem, agora, duas fases. A primeira é realizada no âmbito das unidades da USP. Na segunda etapa, inscritos de todas as unidades e áreas do conhecimento, selecionados em função dos resultados das avaliações dos seus trabalhos durante a primeira fase, estarão reunidos em um mesmo local para realizar nova apresentação.

No caso da Poli, os projetos inscritos e validados na área de Engenharia serão apresentados pelos estudantes na semana de 15 a 18 de setembro, cada dia em prédio diferente da Escola. Uma comissão avaliadora vai escolher os 15% melhores, que participarão da segunda fase de apresentação e avaliação, prevista para ser realizada entre outubro e novembro desse ano. A data está sendo definida pela Pró-Reitoria de Pesquisa.

Inscrições abertas até 10/08:
uspdigital.usp.br/siicusp

SIICUSP – Poli: