Com espaço dedicado a artigos científicos e resenhas sobre soluções tecnológicas, alunos de graduação podem publicar suas ideias e trabalhos

Os estudantes do curso de graduação em Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica da USP desenvolveram uma revista eletrônica colaborativa de caráter científico, tecnológico e educacional, que aceita artigos que contemplem a área de Engenharia Mecatrônica e áreas relacionadas, a Mecatrone. O objetivo da publicação é fomentar a escrita e a leitura de artigos científicos por parte dos alunos de graduação e a colaboração entre eles.

A revista foi concebida e fundada em 2014, por alunos de Engenharia Mecatrônica da Poli. Atualmente, é organizada pelo PET Automação e Sistemas e terá o lançamento de sua primeira edição n o final de Setembro de 2015. Um dos idealizadores do projeto, o aluno Andrei Saito Ramalho conta que a equipe percebeu que, durante o curso, os alunos desenvolvem muitos projetos de extrema relevância e qualidade para disciplinas de graduação, que muitas vezes acabam perdidos. “Além do mais, não há fácil acesso entre os alunos de trabalhos de iniciações científicas já realizadas ou trabalhos de formatura. Assim, buscamos facilitar a divulgação dos trabalhos produzidos pelos alunos”.

O professor Celso Massatoshi Furukawa do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos (PMR) da Poli-USP, que orienta o projeto, explica que uma revista estudantil promove a aproximação dos alunos com o mundo das publicações científicas, como autores e também como editores e revisores.  “Assim, mais cedo eles poderão entender a importância do processo de revisão por pares para assegurar a qualidade do que é publicado, em contraponto à profusão de informação que se encontra publicada informalmente na rede.”

Sob a orientação de professores, toda a equipe editorial da revista é composta por alunos, membros do PET Automação e Sistemas, que são responsáveis pela organização e manutenção da revista, desde aspectos técnicos, até a seleção e revisão de artigos. “Contamos ainda com a colaboração de bibliotecárias da Escola Politécnica para orientar os alunos a fazerem a pesquisa bibliográfica e a escreverem os artigos seguindo as normas para artigos científicos”, conta Andrei.

O projeto recebe apoio da Diretoria da Escola Politécnica da USP e do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos (PMR), através de seus professores e funcionários, da Divisão de Bibliotecas da Poli, pelo apoio das bibliotecárias, e do SIBi USP, por hospedar a revista Mecatrone no Portal de Revistas Eletrônicas da USP.

Para atuar como autor, basta submeter um artigo no site da revista, e para atuar como um revisor, deve-se entrar em contato com a Equipe Editorial da revista.

A revista pode ser acessada no link http://www.revistas.usp.br/mecatrone.