Professora Liedi Bernucci reafirmou o apoio que a Escola vem dando para iniciativas que combatam o preconceito em todas as suas vertentes

A vice-diretora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), professora Liedi Légi Bariani Bernucci, abriu nesta segunda-feira (06/11), em São Paulo, a III Semana III Semana da Diversidade Sexual e de Gênero da Escola Politécnica (SEDEP), organizada pela Frente PoliPride. Em seu discurso, ela reafirmou expressou o apoio da Diretoria para iniciativas como essa, que buscam respeitar a diversidade e combater o preconceito em todas as suas vertentes no ambiente acadêmico e também fora dos muros da universidade.

“Queremos que as pessoas tenham cada vez mais, dentro de si, o compromisso com a tolerância. Esse compromisso é importante para o mundo, para o País e dentro da Escola, se nós não fizermos uma discussão clara, uma reflexão sobre a tolerância que devemos ter com os próximos, com as pessoas com quem convivemos, não teremos como nos desenvolver para além dos nossos limites”, apontou.

Segundo ela, a Poli não está preocupada somente com o ensino, mas com a educação dos seus alunos. “Educação é muito mais do que ensino. Educação é levarmos para as pessoas essa reflexão sobre o desenvolvimento [dos indivíduos], e o desenvolvimento tem de passar pela tolerância”, acrescentou.

“O que vocês estão promovendo aqui são discussões importantes. Muitas vezes as pessoas se sentem mais atraídas por uma palestra sobre profissões do futuro, mas a vida inteira todos teremos de conviver com pessoas diferentes, de pensamentos diferentes”, completou. A professora lembrou que é preciso combater também a intolerância política. “Uma coisa é você pensar diferente de um amigo, outra é não tolerar que alguém pense diferente de você”, ressaltou.

Ao encerrar sua fala, Bernucci elogiou os alunos participantes da SEDEP. “Vocês são corajosos e coragem é algo muito importante frente ao momento em que estamos vivendo no Brasil e no mundo. Que vocês tenham uma semana de discussões de altíssimo nível e que saiam do evento melhores do que quando entraram”, finalizou.