O Edital 2018/03 para o Processo Seletivo de ingresso de alunos regulares de mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Engenharia Química – 3º Período de 2018 está aberto até 20 de julho de 2018. A ficha de inscrição pode ser acessada através deste link.

O processo seletivo é conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP) e consta de três avaliações:

1) Análise curricular realizada com base na documentação entregue na inscrição.

2) Arguição, para aqueles selecionados pela análise curricular, cujos temas são:

– Mestrado: Atividades desenvolvidas e pretendidas.

– Doutorado: Atividades desenvolvidas e proposta de pesquisa. O candidato ao doutorado que ainda não tenha definição de projeto de pesquisa pode expor suas motivações e pretensões para a pós-graduação e a relação dos seus interesses profissionais com as propostas do PEQ-EPUSP, organizados no formato de um projeto.

3) Proficiência em inglês. Os candidatos deverão apresentar certificado de proficiência de acordo com pontuação mínima indicada no edital de ingresso. Casos em que pode ser dada dispensa do exame também estão descritos nesse mesmo edital.

Bolsas de pós-graduação

O programa dispõe de um número finito de bolsas institucionais CNPq e CAPES para os alunos regulares de mestrado e doutorado com interesse em realizar as atividades do projeto de pesquisa com dedicação integral. As bolsas disponíveis serão indicadas aos candidatos do processo seletivo com base no desempenho nas avaliações. Bolsas de projetos de pesquisa estão também disponíveis nos grupos de pesquisa do programa; contate os orientadores para mais detalhes.
A Universidade de São Paulo não cobra nenhuma taxa nem mensalidade pelos estudos em programas de pós-graduação Strictu Sensu.