Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica abre vagas de Mestrado

Prédio da Engenharia Mecânica. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo abriu vagas para o seu Programa de Mestrado. O programa se propõe a aprofundar os conhecimentos do estudante em assuntos relacionados predominantemente à engenharia mecânica, porém com abordagem multidisciplinar. As inscrições ficarão abertas até 26 de outubro de 2020.

A condição necessária para o ingresso no programa é ter formação em curso superior; ser aprovado no exame de ingresso; e possuir interesse por alguma linha de pesquisa dos professores do programa. As temáticas abordadas nas pesquisas incluem: meio ambiente (emissão de CO2 na indústria do petróleo); fontes alternativas de energia (sol, vento e biogás); temáticas envolvendo uso da inteligência artificial (deep learning); Indústria 4.0; materiais de elevado desempenho; biomedicina (reabilitação, circulação mecânica, tomografia por impedância elétrica) e outras.  

Durante o Mestrado, o estudante cursará disciplinas de Pós-Graduação e realizará trabalho de pesquisa alocado em um laboratório, sendo orientado por um dos Professores do Programa. O estudante é incentivado a elaborar artigos, apresentar trabalhos em congressos e publicar em revistas especializadas, nacionais e internacionais. 

“O Mestrado deste Programa é a oportunidade de intenso aprendizado e capacitação junto a renomados especialistas nos diversos assuntos da Engenharia Mecânica. Os estudantes têm a chance de participar de pesquisas de ponta. Muitos dos egressos deram origem a startups de alta tecnologia”, conta o professor Oswaldo Horikawa, coordenador do Programa. 

Outros detalhes podem ser obtidos aqui