FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Poli-USP realiza eleição para diretoria na gestão 2022-2026

A Escola Politécnica (Poli) da USP iniciou o processo de eleição para os cargos de Diretor e Vice-Diretor da gestão de 2022 a 2026. A Portaria DIR Nº 2.918, publicada no Diário Oficial do Estado de SP de 6 de outubro de 2021, estabeleceu como será a escolha dos(as) próximos dirigentes da Escola Politécnica. Após dois períodos para inscrição de chapas, que se encerraram no dia 4 de novembro, houve a inscrição de uma única chapa composta pelos docentes Reinaldo Giudici, para Diretor, e Sílvio Ikuyo Nabeta, para Vice-Diretor. A Comissão Eleitoral homologou, na tarde desta sexta, 5 de novembro, a inscrição da chapa. 

Confira aqui o Programa de Gestão.

O processo eleitoral para a direção de uma unidade da USP passa por várias etapas, desde a Publicação da Portaria de eleição, a inscrição e homologação das chapas, a campanha eleitoral até, por fim, a eleição no dia 8 de dezembro de 2021, e o encaminhamento do resultado da eleição para a homologação realizada pelo Reitor da USP, no dia seguinte, 9 de dezembro. Os candidatos eleitos ou as candidatas eleitas tomarão posse em 13 de março, uma vez que o mandato atual vai de 13 de março de 2018 a 12 de março de 2022.

A eleição para escolha dos(as) dirigentes será realizada na forma de chapa, em até dois turnos de votação, por meio de sistema eletrônico, exceto em casos citados na Portaria. Os eleitores neste processo são todos os membros da Congregação e dos Conselhos dos Departamentos da Unidade. A Comissão Eleitoral, designada pela atual direção, é composta pelos docentes Celso Pupo Pesce (Presidente), Mario Sergio Salerno, Maria Eugenia Gimenez Boscov e pela chefe de gabinete da diretoria da Poli, Enaége Dalan Sant`Ana.

No dia 23 de novembro, terça-feira, foi realizada uma apresentação de propostas pela chapa inscrita, com a possibilidade de perguntas da comunidade. Confira aqui os detalhes e a transmissão.

  • Cronograma para eleição de Diretor e Vice-Diretor da Escola Politécnica, Gestão 2022-2026

Ø  Até o dia 04 de outubro de 2021 – Designação dos membros da Comissão Eleitoral e publicação da Portaria

Ø  06 de outubro – Publicação da Portaria de eleição

Ø  De 13 de outubro a 22 de outubro  de 2021 – 1º período para inscrição de Chapas

o   25 de outubro de 2021 – homologação das chapas inscritas (caso haja duas ou mais chapas inscritas nesse período)

Ø  De 26 de outubro a 04 de novembro de 2021 – prorrogação do prazo de inscrições caso não haja ao menos duas inscrições no primeiro período

o   5 de novembro de 2021 – homologação final das chapas inscritas 

Campanha eleitoral: 6 de novembro a 7 de dezembro de 2021;

Ø 23 de novembro de 2021 – apresentação das propostas da chapa inscrita à comunidade;

Ø 8 de dezembro de 2021 – quarta-feira – Eleição para os cargos de Diretor e Vice-Diretor;

Ø 9 de dezembro de 2021 – encaminhamento do resultado da Eleição para a homologação do Magnífico Reitor.

 

Você sabe o que faz o diretor de uma unidade da USP?

O Regimento da USP, um decreto que disciplina o funcionamento da Universidade de São Paulo, estabelece que compete ao diretor da unidade (Artigo 42):

I – administrar a Unidade;
II – dar cumprimento às determinações da Congregação e do CTA;
III – exercer o poder disciplinar no âmbito da Unidade;
IV – convocar e presidir as reuniões da Congregação e do CTA, com direito a voto, além do de qualidade; (alterado pelas Resoluções 5146/2004 e 6636/2013)
V – zelar pela fiel execução do Estatuto, do Regimento Geral e do regimento da Unidade;
VI – providenciar a abertura dos concursos da carreira docente e para a obtenção do título de livre-docente;
VII – exercer outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatuto, por este regimento, pelo regimento da Unidade ou por delegação de órgãos superiores.

§ 1º – São subordinados ao Diretor os órgãos técnicos e administrativos da Unidade.
§ 2º – O Diretor poderá delegar atribuições ao Vice-Diretor, que, neste caso, deverá contar com os meios e os auxiliares indispensáveis para o desempenho de suas responsabilidades.

Contagem regressiva para as Eleições da Diretoria da Poli-USP

Print Friendly, PDF & Email