Grupo de extensão Concreto Poli se prepara para competições estudantis no Congresso Brasileiro do Concreto

Evento envolve diversas competições estudantis e serve de incentivo aos alunos que buscam desenvolver projetos na área de cimentícios

O grupo de extensão Concreto Poli participa anualmente do Congresso Brasileiro do Concreto, organizado pelo IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto) para incentivar as atividades e motivar os integrantes. No evento, são sediadas algumas competições estudantis, entre elas a Concrebol (bola de concreto ultraleve), Cocar (concreto colorido de alta resistência) e Ousadia (obra civil arquitetônica), nas quais a Concreto Poli pretende concorrer. A última, Ousadia, conta também com a colaboração de alunos e professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

O grupo vem se preparando para o congresso de 2022, que ocorrerá entre os dias 11 e 14 de outubro. Desde a ocasião da primeira concretada do ano, realizada em junho, eles têm desenvolvido cada vez mais o processo de fabricação do concreto com o qual pretendem participar das competições, tendo realizado testes de compressão e flexão menos de um mês depois da produção dos corpos de prova na concretada. No momento atual, as amostras estão passando por diversas análises que determinarão quais os próximos passos para a otimização da dosagem e teores de superplastificantes e aditivos. A ideia é dar forma aos “filhos da concretada” e transformá-los em uma nova linha de objetos colecionáveis da Concreto Poli. O lançamento deve acontecer em breve, visto que o próximo passo do projeto é imprimir as formas em impressora 3D.

Além das preparações para o evento da IBRACON, a Concreto Poli também segue trabalhando em alguns outros projetos. Entre eles estão uma nova linha de aulas preparatórias para novos membros e a produção da obra que será inscrita no concurso Ousadia, que tem recebido atenção especial por parte do grupo.

A primeira “concretada” do ano foi realizada no mês de junho, quando os alunos foram ao laboratório para fazer a dosagem de UHPC (Concreto de ultra alto desempenho) e microconcreto. “Concretada” foi um termo utilizado para divulgar a atividade de  dosagem, para que ela seja vista além de um exercício de graduação, como um  campeonato esportivo, para atrair mais atenção da comunidade acadêmica, explicam os membros da equipe. Anteriormente o grupo vinha “fazendo estudos mais teóricos de dosagens e verificação de teor ótimo de superplastificantes”, conta Josip Arrienti Erman, seu atual presidente.

A Concreto Poli pode ser encontrada no Instagram e Facebook.

Mas afinal, o que é a Concreto Poli e o que ela faz?

A Concreto Poli é um grupo de extensão técnica dos alunos do curso de Engenharia Civil criado em 2017 com ajuda dos docentes da Universidade. Focado em desenvolver tecnologias em cimentícios, o grupo desfruta de uma parceria com a Laboratório de Microestruturas (LME), bolsa de contratos futuros e a termo detentora do maior mercado do mundo em contratos padronizados na área de metais básicos, ferrosos e preciosos. Os estudantes também recebem apoio de professores e alunos mestrandos do Departamento de Engenharia de Construção Civil (PCC) da Escola Politécnica da USP.