FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

1º Encontro de Pós-Doutorandos da Poli-USP reúne pesquisadores e autoridades da Universidade

Organizado pela Comissão de Pesquisa e Inovação da Escola Politécnica (Poli) da USP, o 1º Encontro de Pós-Doutorandos foi realizado na tarde do dia 12 de dezembro de 2022, presencialmente, no Auditório Francisco Romeu Landi, na Poli.  

 

O objetivo deste encontro era fortalecer a integração dos pós-doutorandos, apresentar a diversidade de suas pesquisas no âmbito dos temas estratégicos da Escola, além de discutir os desafios, as dificuldades e as motivações para a participação no Programa. 

 

A abertura contou com a presença do vice-diretor da Escola, o professor Silvio Nabeta; da professora Ana Paula Tavares Magalhães, Assessora de Programas e Eventos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP; e dos representantes da Comissão de Pesquisa da Poli, professor Jaime Simão Sichman, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS), e professor Jean Vicente Ferrari, do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo (PMI). 

[Imagens: Escola Politécnica da USP]
Professor Jean Vicente Ferrari, do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo (PMI), durante palestra

 

Em nome da diretoria, o professor Silvio Nabeta deu as boas-vindas aos pós-docs da Poli, falando de sua importância para a produção acadêmica e científica tanto para a Escola quanto para a USP, que consolidam estudos e pesquisas publicadas, destacadas e premiadas nacional e internacionalmente.  

 

“Normalmente, há o contato com outros doutorandos do departamento no qual vocês estão fazendo pesquisas, mas a ideia de que pode existir um outro pós-doc fazendo um projeto de pesquisa complementar ao de vocês, estando em um outro departamento ou grupo de pesquisa, é algo que dificilmente chega até todo mundo. Então essa é a ideia desse evento: é para congregá-los e integrá-los. Antes de vocês irem aos laboratórios, a Escola Politécnica os vê como pós-doutorandos da Poli e da USP”, disse o professor Jaime Simão Sichman. 

O professor Ferrari, que faz parte da Subcomissão de Pós-Doutorado da Comissão de Pesquisa da Escola Politécnica, apresentou uma palestra sobre o Programa de Pós-Doutorado na Poli, e o que a Unidade espera dos seus participantes. Após o intervalo, Ferrari retomou a apresentação de alguns exemplos da diversidade das pesquisas dos pós-doutorandos (a partir de dados obtidos nos vídeos e ORCIDs dos pós-docs), também ressaltando a importância de fomentar a maior interação e colaboração entre os pesquisadores.

O evento foi finalizado após dinâmicas de grupos que levantaram os principais desafios enfrentados em suas carreiras de pesquisadores.

 

Confira mais fotos do 1º Encontro de Pós-Doutorandos da Escola Politécnica da USP. 

Print Friendly, PDF & Email