Professor Célio Taniguchi, ex-diretor da Poli-USP falecido em março, é homenageado em Reunião da Congregação
No dia 23 de março, na Reunião da Congregação da Escola Politécnica (Poli) da USP, o professor Célio Taniguchi, recentemente falecido, recebeu homenagem realizada pelo professor Marco Brinati em nome de toda comunidade politécnica. Brinati fez um breve relato da trajetória do professor Célio como docente e os pontos mais relevantes de sua atuação, bem como as qualidades pessoais que o fizeram ser tão querido e admirado entre alunos e colegas de trabalho.
Tendo se formado na terceira turma de Engenheiros Navais da Escola, Taniguchi ingressou na carreira acadêmica e dedicou mais de quatro décadas à Poli, como docente, chefe de Departamento, Diretor da Poli e membro de comissões. Em 2013, foi agraciado com o título de Professor Emérito da Escola Politécnica, por ampla e qualificada folha de atividades desenvolvidas. ‘’Ao dar passos firmes e consistentes em sua carreira acadêmica, o Professor Célio tornou-se um exemplo tanto para docentes de sua geração, entre os quais me incluo, como para aqueles das gerações que se seguiram’’, conta Marco Brinati.
As qualidades pessoais também foram enaltecidas no pronunciamento: Gentileza, generosidade, integridade, respeito aos semelhantes, modéstia, humildade e capacidade de doação. ‘’Tendo convivido com sua família, posso afirmar que foi um pai amoroso e um marido companheiro’’.
Confira a homenagem no vídeo de transmissão da Congregação: