O Hospital de Base (HB) recebeu o reforço de cinco respiradores pulmonares com tecnologia nacional de baixo custo para o tratamento de pacientes com covid-19, no sábado (1º/5). Os aparelhos foram fabricados e cedidos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e Marinha do Brasil. A expectativa é de que mais 25 equipamentos sejam encaminhados até o fim do mês.

Batizados de Inspire, os ventiladores pulmonares – fundamentais para apoio à oxigenação dos paciente – são produzidos a maior parte dos componentes disponíveis no Brasil e de uso frequente em outros mercados, como o automobilístico, por exemplo. Do exterior, dependem somente de itens eletrônicos que não são fabricados nacionalmente. O custo de produção aproximado de cada ventilador é da ordem de US$ 1.500,00, muito inferior aos valores encontrados no mercado. Leia mais.