Objetivo do evento é aproximar futuros engenheiros da prática profissional, e do que está sendo feito na área em termos de desafios e inovação

A cidade de Santos receberá, entre os dias 4 e 7 de novembro, no Parque Balneário Hotel, a sétima edição do Workshop do Petróleo da USP, evento organizado pelos alunos da Escola Politécnica (Poli) da USP que cursam engenharia de petróleo no campus da Baixada Santista. Estes futuros engenheiros fazem parte do Capítulo Estudantil SPE da USP, um braço estudantil da organização internacional Society of Petroleum Engineers, que busca auxiliar na formação complementar dos estudantes por meio do contato direto com profissionais da indústria de óleo e gás.

Neste ano o Workshop de Petróleo da USP busca enfatizar a interdisciplinaridade que um engenheiro de petróleo deve ter, por isso além das palestras mais voltadas à engenharia de petróleo: exploração, gerenciamento e simulação de reservatórios, engenharia de poços, sistemas de produção; haverá também palestras que visam abranger outros aspectos do trabalho de um engenheiro.

Alguns dos novos temas propostos para esta edição serão a inovação tecnológica e a digitalização da indústria – indústria 4.0; empresas juniores e empreendedorismo; economia e oportunidades de emprego na indústria de O&G; diversidade e inclusão na área de óleo e gás, e ainda uma mesa redonda sobre um tema em evidência na academia, que é “a transição energética do setor de óleo e gás”. As palestras mais voltadas à área de petróleo e gás abordarão inovações da área, novas tecnologias e softwares desenvolvidos.

Sobre os organizadores – O Capítulo Estudantil SPE da USP tem como objetivo disseminar conhecimento técnico na área de Petróleo e Gás e suas tecnologias, além de desenvolver a capacidade de liderança de seus membros e incrementar o conhecimento adquirido na universidade por meio de palestras, visitas técnicas, debates, cursos e workshops, atividades que possibilitam a aproximação dos alunos com as principais indústrias do país. Ao mesmo tempo são promovidos eventos de cunho social como a campanha de doação de sangue e a arrecadação de alimentos.

Em reconhecimento às atividades realizadas, o Capítulo já recebeu quatro Outstanding Student Chapter Award, a maior premiação concedida pela SPE internacional aos capítulos estudantis que obtiveram excelência em sua gestão e impacto sobre sua comunidade acadêmica e civil.

Outras informações no site