Na quarta-feira, dia 19 de outubro, o Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Poli realizou a entrega dos prêmios de melhores Trabalhos de Conclusão de Curso aos alunos da Engenharia de Minas. A premiação foi realizada no auditório do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, como programação da Semana de Estudos Mínero-Metalúrgicos (SEMM).

A premiação foi promovida pelo Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo, em conjunto com a empresa Metso Outotec, e foram reconhecidos os melhores trabalhos de conclusão do curso de Engenharia de Minas para os alunos formados em 2019, 2020 e 2021. A premiação foi criada em 2018, tendo sua entrega sido interrompida nos últimos três anos em função da pandemia. Os trabalhos são escolhidos por uma comissão composta por professores do Departamento  e profissionais da empresa Metso Outotec, levando em conta aspectos como o conteúdo, aplicabilidade e atualidade do tema. Confira os premiados:

– 2019: George Emiliano Ramirez Villa Real

Orientadores: professores Pedro A. M. Bernardo (Instituto Superior de Tecnologia da Universidade de Lisboa) e Marilena Cardu (Politecnico di Torino)

Título: Análise do poder disruptivo de explosivos civis.

– 2020: Victor Eiki Uemura

Orientador: professor Eduardo César Sansone, do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Poli-USP.

Título: Estudo da condição de estabilidade de barragens em função do seu método construtivo.

– 2021: Rafaela Shinobe Massignan

Orientador professor Luis Enrique Sanchez, do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Poli-USP.

Título: Desenvolvimento do conteúdo mínimo de bases públicas de dados de barragens de rejeitos.

Sobre a Metso Outotec: A Metso Outotec é pioneira em tecnologias sustentáveis, soluções e serviços de ponta a ponta para as indústrias de agregados, processamento de minerais e refino de metais em todo o mundo. A empresa

busca melhorar a eficiência energética e hídrica dos clientes, aumentar sua produtividade e reduzir os riscos ambientais com a experiência em produtos e processos.

O objetivo da empresa é ser um líder em sustentabilidade do setor. Estão comprometidos com a jornada de redução de 1,5 graus, com metas validadas pela iniciativa Science-Based Targets. Implementam a estratégia de sustentabilidade com foco em ser um parceiro responsável e confiável. Visam o net-zero nas próprias operações e a descarbonização das indústrias.